O que so resduos slidos e resduos lquidos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...
O que é resíduo sólido domiciliar?
Domiciliar: Originado nas atividades diárias das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens, papel higiênico, fraldas descartáveis e diversos outros itens.
O que você faz com esses resíduos?
De acordo com o site:
1 tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas;
A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas;
100 toneladas de plástico reciclado economiza 1 tonelada de petróleo;
Mais itens...•17 de mar. de 2020
Quais os riscos em resíduos?
a poluição de rios, lagos e mananciais, seja por chorume ou pelo produto da degradação dos resíduos; o efeito estufa, já que a decomposição gera gás metano, que é considerado um dos gases mais agressivo à camada de ozônio.
O que é o líquido que sai do lixo?
Formalmente conhecido como líquido percolado de aterro, o Chorume de Lixo ou Chorume de Aterro Classe 2 é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários. ... É um resíduo escuro, viscoso e fétido e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores.
Qual o nome que recebem respectivamente os resíduos líquidos e os resíduos sólidos?
Podem ser encontrados nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores). Segundo a ABNT, NBR 10.004:2004, resíduos sólidos são aqueles que “resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
Qual a legislação aplicável aos resíduos sólidos?
Há uma série de leis e normas específicas aplicáveis aos resíduos sólidos no Brasil. Contudo, a principal é a lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). ... A PNRS determina que todas as empresas tem responsabilidade pelos seus resíduos até a destinação ou disposição final.
Quais são os resíduos sólidos domésticos?
Esses resíduos podem ser classificados como:
– Matéria orgânica: restos de comida;
– Papel e papelão: jornais, revistas, caixas e embalagens;
– Outros: roupas, óleos de motor, resíduos de eletrodomésticos.
Qual é a composição dos resíduos sólidos domésticos?
Os resultados obtidos demonstraram que a composição gravimétrica dos resíduos sólidos é composta por 63,8% de matéria orgânica, 11,4% de plásticos, 8,9% de papel, 3,8% de vidro, 2,0% de metais e 10,2% de materiais considerados como outros, tais como cabelos, terra, trapos, papel higiênico, guardanapos, fralda ...
Qual a definição de resíduos sólidos urbanos?
R.: Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's),(NBR. 10.004 da ABNT) vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um.
Qual a classificação de resíduos sólidos?
Classificação dos Resíduos: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.
O que podemos fazer para diminuir a gestão de resíduos?
Sete dicas para reduzir a geração de resíduos em casa
EVITE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS. ...
FIQUE ATENTO AO PLÁSTICO. ...
CRIE NOVOS USOS PARA OS UTENSÍLIOS. ...
MENOS DESCARTÁVEIS E EMBALAGENS. ...
MANTENHA O GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL. ...
VIDA LONGA AOS BRINQUEDOS. ...
COMPOSTE OS RESÍDUOS ORGÂNICOS.
O que o governo deve fazer para diminuir resíduos sólidos?
· Dê preferência a produtos que tenham menos embalagens, especialmente as desnecessárias no armazenamento como frutas, legumes e verduras embalados em isopor e filme plástico. Evite-os para diminuir a geração de resíduos e para ajudar os supermercados e os produtores a também se preocuparem com isso!