Os recursos logísticos identificados na literatura Para Ordaz, Alcázar & Cabrera (2003), os recursos podem ser definidos como inputs ou fatores disponíveis em uma empresa através dos quais ela realiza suas atividades, envolvendo qualquer tipo de bem que viabiliza a empresa a seguir suas estratégias.
A logística tem como objetivo a redução de custos no processo, recebimento de materiais no momento certo de sua utilização e a otimização do processo produtivo, sem perder a qualidade do produto final. Essa realidade é muito positiva, pois novas ferramentas logísticas surgem aperfeiçoando ainda mais o processo.
As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Obtenção/Suprimento e Programação de Produtos.
A logística reversa é uma área que se responsabiliza por gerenciar o fluxo físico de produtos, desde o ponto de consumo até seu local de origem. A logística reversa é uma área da logística empresarial que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo.
A área de logística, portanto, é o coração da organização. Trata-se de uma área responsável por gerir e administrar todos os recursos da empresa, o que inclui os processos de produção, controle e distribuição.
O processo de logística reversa recolhe e reutiliza os resíduos do processo produtivo e devolve-os para reaproveitamento. Ou, na impossibilidade de reuso, efetua ações para que sejam descartados com o menor impacto possível ao meio ambiente. Tudo isso deve ser feito da maneira mais ágil e menos onerosa possível.
A importância da logística reversa está presente no contexto empresarial, onde além de ser um diferencial competitivo, está ligada as questões ambientais direcionado o resíduo gerado de forma correta e reversa e ligada as questões legais, tornando a empresa ecologicamente correta e viável para o consumidor e ...
REUTILIZAR – RECICLAR – REDUZIR – LOGÍSTICA REVERSA Por meio de um melhor aproveitamento na destinação dos bens inservíveis, o tema eficiência energética terá assim sua disseminação com exemplos práticos ligados ao ambiente escolar.
6.