Matemática. Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular.
Polígonos regulares são aqueles que possuem todos os lados com o mesmo comprimento e todos os ângulos com a mesma medida. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Polígonos são ditos inscritos em uma circunferência quando todos os seus vértices são pontos pertencentes a ela.
Então, a definição geralmente fala “lados congruentes e ângulos internos também congruentes” para evitar esse tipo de confusão. Dessa forma, qualquer polígono em que todos os lados e ângulos possuem a mesma medida é chamado de polígono regular.
Um polígono é chamado regular quando todos os seus ângulos internos são congruentes e, além disso, quando seus lados têm medidas iguais.
Elementos do polígono regular inscrito
Técnicas para a construção de um polígono regular 1 – Divida a circunferência em x arcos com o mesmo comprimento de modo que x seja o número de lados do polígono inscrito nela. As cordas que ligam as divisões consecutivas de arcos formarão o polígono regular inscrito.
Resposta. Todo polígono regular pode ser inscrito em uma circunferência. Ao decompormos esse polígono notamos várias regiões triangulares, então se o polígono for decomposto em n triângulos basta calcularmos sua área e multiplicarmos pelo número de triângulos.