Células germinativas são as células que originam os gametas, que por sua vez dão origem a todas as vidas que usam sexo pra reprodução. Nelas, estão contidos metade dos cromossomos de ambos os genitores, que irão se fundir no momento da fecundação, originando a primeira célula somática: o zigoto.
Nos humanos, as células somáticas são células diploides, contendo dois conjuntos de cromossomos (2n). Essas células podem ser encontradas na pele, sangue e células musculares. O número de cromossomos (n) difere em diferentes organismos, e em seres humanos, o conjunto completo (2n) compreende 46 cromossomos.
As células diplóides (do grego διπλόος diplóos 'double' e -ide) (2n) são células que possuem um número duplo de cromossomos (diferentemente dos gametas), ou seja, possuem duas séries de cromossomos. As células somáticas humanas contêm 46 (23 x 2) cromossomos; esse é o número diplóide dele.
Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos. Nossas células somáticas são chamadas de diploides, e nossas células reprodutivas são chamadas de haploides.
Uma célula é n se for haploide e 2n se for diploide. 4n seria um caso mais particular, relacionado a poliploidia. No que toca a divisão, a meiose é reducional, ou seja, reduz o número de cromossomos. Portanto, uma célula diploide (2n) origina 4 células haploides (n).
Por causa dessa característica, as células somáticas são denominadas de: ... As células que apresentam, em seu núcleo, cromossomos aos pares (dois conjuntos completos de cromossomos) são chamadas de diploides. Aquelas que possuem apenas um conjunto de cromossomos diferentes entre si são chamadas de haploides.
Células somáticas são as células diploides (2n), ou seja, carrega todo o material genético do indivíduo. Se dividem apenas por mitose. Gametas são as células reprodutoras, haploides (n) que carregam metade do número de cromossomos do indivíduo. Se formadas por meiose.
célula haploide
A fecundação é a união do espermatozoide, gameta masculino, e do ovócito secundário, gameta feminino. Normalmente a fecundação, também chamada de fertilização, ocorre nas tubas uterinas, em uma região mais dilatada chamada de ampola uterina. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)