Está sob a pele, encontrada profundamente à derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panículo adiposo – células gordurosas ou adipócitos).
Isolante térmico: a camada de tecido subcutâneo contribui para regular a temperatura corporal. Por exemplo, uma camada de tecido adiposo protege o corpo contra o frio. Esse processo é conhecido por termorregulação. Conexão: a hipoderme conecta a derme aos músculos e ossos.
O tecido subcutâneo é composto de tecido conjuntivo mole e adiposo e conecta a pele com as estruturas subjacentes.
O tecido celular subcutâneo também chamado adiposo é originário do mesoderma, tem as funções de proteção, armazenamento energético, isolamento térmico, além ainda de determinar a harmonia da forma das regiões do corpo e a lisura da sua superfície.
A hipoderme ou tecido celular subcutâneo é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele, unindo-a de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes. A depender do estado nutricional e da região do corpo, a hipoderme pode conter uma quantidade variável de tecido adiposo.
Abaixo da derme, encontramos o tecido subcutâneo, conhecido também como tecido adiposo subcutâneo. Esse tecido não faz parte da pele, mas representa a região de união da pele com outros órgãos. Algumas estruturas são associadas à pele: pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
O tecido adiposo unilocular se localiza em maior quantidade sob a pele do abdome (em maior quantidade no omento, mesentério e no espaço retroperitonial), nádegas, axilas, coxas e nas mamas. Ele também é encontrado na medula óssea e entre outros tecidos, preenchendo os lugares vazios.
É na derme que estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, e as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor.
A resposta simples é que ao tatuar, o pigmento vai mais fundo na pele do que a camada mais externa, que é trocada. ... E é este processo que fazem as tatuagens serem permanentes. Primeiro, células especializadas chamadas macrófagos comem o material invasor na tentativa de limpar a sujeira inflamatória.
Principais riscos da tatuagem Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol; Formação de queloides que são cicatrizes feias com relevo e inchaços; Maior risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável.
De acordo com o estudo publicado no periódico científico Journal of Experimental Medicine, a tinta 'ingerida' pelo macrófago é liberada na derme, camada intermediária da pele, quando ele morre e é absorvida pelas células circundantes. ... Na prática, isso significa que a tatuagem se renova junto com a pele.
As tattoos nesses locais costumam desbotar e sumir muito mais rapidamente do que uma tattoo em outra parte do corpo, pigmentações próximas dos dedos levam cerca de 2 anos para sumirem quase completamente, isso porque além dos movimentos dos dedos, a mão é exposta a diversos produtos que agridem a pele e também pelo sol ...
8 tipos de tatuagem que você nunca deve fazer (de jeito nenhum mesmo)
10 coisas para levar em conta antes de fazer uma tatuagem
Ao fazer uma tatuagem, o local ficará: 1) inchado e 2) dolorido. Precisará: 3) ficar em repouso, sem ser esticado, friccionado ou apertado por roupas , 4) ser limpo regularmente, 5) não pegar Sol. Quando maior e mais complexa a tatuagem, mais cuidado após a sessão você precisará ter.
Os alimentos remosos que devem ser evitados durante um processo de cicatrização incluem:
A pele precisa estar depilada para fazer a tatuagem, pois os pelos podem aumentar o risco de infecção na região tatuada. ... Não utilize lâmina antes de fazer a tatuagem, pois o método pode provocar lesões e alergias que podem interferir no desenho da tattoo.
Quem tem uma tattoo em partes do corpo com pelos deve estar atento a algumas dicas na hora de depilar. Laser e luz pulsada são contraindicados. ... Caso a pele já esteja completamente cicatrizada, a depilação pode ser com cera, cremes depilatórios, lâmina, depilador elétrico ou linha. Mesmo assim, com cuidados.
Alimentos ricos em ômega 3: semente de chia e de linhaça, oleaginosas como nozes, amêndoas e avelãs, além de peixes como atum, salmão e sardinha.
Fazer exercícios antes que a tatuagem esteja completamente cicatrizada (ou ao menos em um nível aceitável para a atividade específica, como verá abaixo), pode fazer com que ela inflame ou até mesmo infeccione.
Então, se fizer uma tattoo, espere pelo menos uma semana até voltar a se exercitar, para que não ocorram problemas com a sua nova tattoo!
A melhor pessoa para lhe orientar nessa questão é o seu tatuador. Se alimente apropriadamente antes de ir fazer a tatuagem e não se esqueça de estar hidratado; tenha certeza de beber bastante água no dia (e se possível no dia anterior). Isso vai aliviar um pouco a dor e facilitar o processo da tinta na pele.