O blefaroespasmo é, muitas vezes, descrito pelos doentes como uma espécie de “tremeliques nos olhos”, “tremedeira nos olhos”, “olho tremendo ou a tremer”, “olho piscando ou a piscar”, “olho pulando ou a pular”, “pálpebra tremendo ou a tremer”, sempre de uma forma involuntária.
Como é feito o tratamento do tique nervoso Em alguns casos, pode ser recomendado pelo psiquiatra o uso de alguns medicamentos, como neuromoduladores, benzodiazepínicos ou aplicação de toxina botulínica, por exemplo, dependendo da gravidade dos tiques.
Espasmos dos olhos pode ser um sinal de estresse, especialmente quando está relacionado a problemas de visão, tais como tensão ocular. Reduzir a causa do estresse pode fazer parar os espasmos. Cansaço: a falta de sono, seja por causa de estresse ou algum outro motivo, pode desencadear espasmos da pálpebra.
Veja algumas dicas simples para ajudá-la(o) com isso:
Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos. Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette.
Tratamento dos Tiques Nervosos
Piscar excessivo é causado pela sobre-estimulação do reflexo piscar. Isto é o mais geralmente devido a um corpo estrangeiro no olho. Isto pode ser tão simples quanto uma fricção ingrown da pestana contra a parte dianteira do globo ocular.
Uma piscada de olhos, ou piscadela é uma expressão facial caracterizada pelo fechar e abrir de um ou os dois olhos, rapidamente. A piscadela é um modo informal de comunicação não-verbal geralmente sinalizando uma ação amistosa, um concordamento ou um flerte com conotação sensual.
Um neuropsiquiatra é a melhor opção. Ele saberá orientá-lo(a) em relação às suas queixas e dúvidas, além de instituir terapêutica mais adequada,caso a caso.
A síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que se manifesta durante a infância, caracterizado por diversos tiques físicos e pelo menos um tique vocal. Estes tiques têm remissões e recidivas características, podem ser suprimidos temporariamente e são precedidos por impulsos premonitórios.
De acordo com o Manual DSM-V, ele se inicia antes dos 18 anos, sendo comum ocorrer por volta dos 4 aos 6 anos de idade e, por esse motivo, os professores da criança podem ser os primeiros a perceber. Para o diagnóstico, os tiques devem estar presentes por mais de 1 ano. Entretanto, podem ficar um tempo sem aparecer.
CID 10 F95. 2 Tiques vocais e motores múltiplos combinados (doença de Gilles de la Tourette) – Doenças CID-10.
Sabe-se que a síndrome é uma herança, que pode ser transmitida de pai para filho e que o sexo masculino apresenta maior probabilidade. Os sintomas da Síndrome de Tourette são bastante peculiares, mas que precisam de alguns critérios para ser diagnosticado como Tourette.
Diagnóstico. O diagnóstico é clínico. Para diferenciar a síndrome de Tourette de outros tiques transitórios, os médicos precisam monitorar os pacientes o tempo todo. A síndrome de Tourette é diagnosticada depois que as pessoas tiveram tiques vocais e motores por ≥ 1 ano.