No Velho Testamento encontramos alusão ao sangue inocente de Jesus; a pessoa trazia um animal inocente que era morto no lugar do culpado. O sangue derramado cobria a culpa da pessoa e ela passava a ter comunhão com Deus.
Cordeiro é o filhote do carneiro com a ovelha. Não existe feminino para cordeiro. Quando se diz "cordeiro" entenda-se como filhote, independente do sexo. Para defrinir, você pode dizer "cordeiro macho" ou "cordeiro fêmea".
O sacrifício era de origem alimentar, envolvendo um animal doméstico como os que hoje nos servem de alimento, que seguia numa procissão ritual até ao bomos. A cabeça era cortada com uma espada curta, a machaira, que até ali estava dissimulada debaixo de cereal no cesto ritual, o kanun.
Sacrifício animal é a matança ritualizada de um animal e a distribuição de suas partes entre os seres-humanos e seres sobre-humanos imaginados, é um dos rituais religiosos mais difundidos da história humana.
11 Disse o Senhor a Moisés e a Arão: 2 “Digam aos israelitas: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer: 3 qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que ruminam. ... 8 Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.