Pio, como adjetivo, significa inclinado à piedade; devoto, religioso; benigno, compassivo, misericordioso. Nenhum de nós é pio apenas porque o afirma. De pio ele não tem nada, pelo contrário, é cruel.
A pressão intraocular (PIO) é uma medida utilizada para analisar a tensão nos olhos.
A pressão alta nos olhos acontece quando pressão no interior do olho é superior a 21 mmHg (valor normal). Um dos problemas mais comuns que causa este tipo de alteração é o glaucoma, no qual a pressão do olho pode chegar perto dos 70 mmHg, sendo geralmente controlado com o uso de colírios receitados pelo oftalmologista.
Qual a pressão do olho normal, sem Glaucoma? Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.
Mostrar especialistas Como funciona? A pressão intraocular de um olho normal varia de 8-21mmHg. Embora a maior parte dos olhos normais (sem glaucoma) apresente pressão até 20-21 mmHg, a medida da pressão tem pouca valia como parâmetro isolado.
Dicas para conviver melhor com o glaucoma
A hipotonia, ou hipotonia ocular, é geralmente definida como a pressão intraocular, igual ou inferior a 5 mmHg.
A trabeculectomia é uma modalidade de cirurgia antiglaucomatosa em que é criada uma via alternativa ao escoamento do humor aquoso para a circulação sistêmica possibilitando sua absorção pelos vasos sanguíneos subconjuntivais, veias aquosas e vasos linfáticos.
Trabeculectomia
A cirurgia para glaucoma convencional, chamada de trabeculectomia que na maioria dos casos é feita sob anestesia local, cria uma pequena fístula de drenagem do humor aquoso na esclera (parte branca do olho).
A cirurgia de glaucoma é indicada para pacientes em que o tratamento com colírios e outros medicamentos não é suficiente para tratar o glaucoma de maneira satisfatória. Trata-se de um procedimento que possui o objetivo de melhorar o escoamento do humor aquoso e diminuir a pressão intraocular.
A primeira causa possível do glaucoma é o aumento na pressão do olho. Anatomicamente, nosso olho é preenchido por um líquido, que permite que enxerguemos. É o humor vítreo, que também pode ser chamado de humor aquoso.
O glaucoma deixa o paciente cego? Sim, a diminuição progressiva do campo de visão periférico pode causar grandes dificuldades para perceber objetos a sua volta e com a evolução, se não houver tratamento, pode atingir a visão central até mesmo levar perda total da visão.
Um glaucoma bilateral é o que acomete os dois olhos ao mesmo tempo; ele aparece na fase adulta. É especialmente assintomático e, por ser gradual, é perceptível apenas quando o nervo óptico está bastante lesionado.
É verdade que quem tem glaucoma, não pode chorar? quem aumenta a pressão do olho? Não é verdade! Chorar não aumenta a pressão intra-ocular.
Baseados nos resultados, os pesquisadores destacam que os exercícios aeróbicos moderados, como caminhada, são benéficos e devem ser recomendados a pessoas com GLAUCOMA.
Portanto, com o que temos de informação hoje não há motivo para contraindicar praticas de exercícios físicos em pacientes glaucomatosos. Os exercícios devem ser realizados visando melhorias de sua saúde como um todo. Sob orientação após testes cardiovasculares de segurança.
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
Os analgésicos(paracetamol, aspirina,dipirona, tramadol...) em doses terapêuticas não afetam a pressão dos olhos. Os anti inflamatórios sem cortisona(cetoprofeno,nimesulida,diclofenaco,cetorolaco de trometamina,naproxeno...) também não interferem na pressão dos olhos, nas doses certas.