Comunismo (do latim communis, comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
A ideia de Marx, então, era caminhar na direção de uma sociedade sem classes e sem a propriedade privada. O socialismo e depois dele o comunismo deveriam ser o destino da marcha dos operários. ... Muitos intelectuais, sindicatos e partidos políticos em nível mundial foram influenciados por suas ideias.
O industriário britânico Robert Owen (1771 – 1858) acreditava que o caráter humano era fruto das condições do local em que ele se formava. Por isso, defendeu que a adoção de práticas sociais que primassem pela felicidade, harmonia e cooperação poderiam superar os problemas causados pela economia capitalista.
O Conde de Saint-Simon, um dos pioneiros do socialismo utópico, defendia a igualdade entre os homens, de modo que a sociedade fosse organizada como uma grande família, em que os sujeitos viveriam juntos e partilhariam entre si os frutos do seu trabalho.
Segundo Fourier os falanstérios seriam criados através da associação voluntária de seus membros e nunca deveriam ser compostos por mais de 1600 pessoas, que viveriam juntas em um mesmo complexo edificado para acomodar todos os serviços coletivos.
Saint-Simon foi considerado um notável socialista utópico, o primeiro a admitir a necessidade de uma economia planificada. Dava grande importância a uma produção abundante e eficiente, a utilização do conhecimento científico e tecnológico voltados para a produção, em benefício ao interesse geral.