Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
A insuficiência renal crónica agudizada consiste na instalação de uma insuficiência renal aguda num doente com insuficiência renal crónica.
Caso tenha suspeita de que pode estar com pedra nos rins, selecione os sintomas:
Como esse exame funciona Como qualquer outro exame de imagem, na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel.
- OBSTÉTRICO ATÉ 3 MESES: Bexiga cheia. - PÉLVICA GINECOLÓGICA: Bexiga cheia. - PÉLVICA ENDOVAGINAL: Bexiga vazia. Obs.: Este exame pode ser feito mesmo estando menstruada.
Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.
Como é feita a cintilografia renal
A tomografia computadorizada é o método mais seguro e preciso para diagnosticar a presença de cálculos renais, formações de massa sólida dentro dos rins e também nos canais urinários que provocam dor intensa, náuseas e vômito quando se movimentam dentro do organismo.
O preço da tomografia computadorizada varia entre R$ 200 e R$ 700,00, no entanto esse exame é disponibilizado pelo SUS, não havendo custo.