O que significa a palavra networking? Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Networking trata-se da atividade de cultivar uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.
Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua. Essa ação inclui diferentes atividades voltadas à carreira e negócios, através da manutenção de relacionamentos interpessoais produtivos.
A palavra “net” significa rede e “work” significa “trabalho”. Ou seja, networking é a capacidade que uma pessoa tem de desenvolver sua rede de contatos, criando relacionamentos com profissionais e clientes com interesses em comum e com quem futuramente podem compartilhar serviços, experiências e informações.
Muito confundido como uma venda pessoal, o networking refere-se a construir um relacionamento a longo prazo e uma boa reputação com o passar do tempo. Isso envolve conhecer pessoas que possam te dar assistência e potencialmente te ajudar em algum momento.
Como criar uma Network
Buscar bons relacionamentos com colegas, superiores e subordinados pode ajudá-lo, pois, certamente, você terá mais informações e eventualmente mais oportunidades. Uma dica que sempre dou é: busque criar vínculos, sendo sincero e demonstrando quem você é. Isso ajuda o outro também se abrir.
É importante ter a percepção que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural, pois essa ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.
Um dos principais benefícios do networking são as inúmeras oportunidades que podem surgir. Quando você participa ativamente e mantém essas redes de contato, aumenta as probabilidades de ficar próximo a pessoas com influência na área, o que não ocorreria no isolamento.
Sete atitudes tornam você mais atraente para o mercado de...
Quer fazer contatos profissionais, mas é muito quietão? 7 dicas para mudar
Conheça a seguir os cursos que mais devem gerar empregos no País:
Conheça os cursos mais procurados no mercado de trabalho
Como se recolocar no mercado de trabalho? (Resumo)
Recolocação profissional é o processo pelo qual o profissional, auxiliado ou não, trabalha para conseguir novo emprego no mercado de trabalho sendo que ações podem ser realizadas neste processo como revisar seu currículo, treinar para entrevistas, saber como utilizar o networking e mais várias outras ações relacionados ...
É uma estratégia individual pelo qual o profissional passa para ir em busca de uma oportunidade de trabalho, utilizando recursos como: revisão do currículo, treinamento para entrevistas, saber como utilizar o networking e outras ações relacionadas com os métodos para se recolocar no mercado de trabalho.
"Estou disponível", por exemplo, dá um tom positivo e funciona mais do que "estou desempregado e preciso de um emprego". ... Na hora de procurar emprego é o momento importante de utilizar os créditos que acumulou”, afirma José Augusto Minarelli. Você pode encarar a procura como um trabalho temporário.
No Brasil, 69,9% dos trabalhadores na faixa de 40 a 59 anos estão empregados. Eles formam o segundo maior contingente da população que trabalha, atrás apenas do grupo na faixa de 25 a 39 anos. A busca por um emprego depois dos 40 anos pode ser motivada por diversas razões.
E fique tranquilo, quanto mais objetivo o seu texto estiver, melhor!
Coloque, em ordem, no início da página:
É comum encontrarmos na internet muitas pessoas questionando se devem escrever “Curriculum Vitae” em sua carta de apresentação. Se você leu em algum lugar que este item é obrigatório, saiba que na verdade o título é desnecessário. Essa informação está implícita, portanto, não precisa ser ressaltada.