O que Shantala para que serve? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A massagem Shantala é um tipo de massagem indiana, excelente para acalmar o bebê, fazendo-o ter mais consciência do seu próprio corpo e que aumenta o vínculo afetivo entre a mãe/pai e o bebê.
Quando fazer Shantala no bebê?
Especialistas recomendam que a massagem seja aplicada quando os pequenos completarem o primeiro mês de vida, pois nessa idade têm uma melhor maturidade da pele e a região do umbigo já estará praticamente cicatrizada. O método poderá ser feito em crianças até 7 anos de idade ou até quando elas aceitarem a prática.
Como funciona a Shantala?
Além de uma técnica de massagem infantil, a Shantala é uma forma de comunicação que transmite amor pelo toque sutil das mãos. Ela proporciona relaxamento, bem-estar e amplia o contato com o bebê, fortalece o vínculo afetivo mãe/pai-bebê. É um momento único entre quem massageia e o bebê que recebe.
O que é Shantala terapia?
A Shantala é uma massagem para bebês que surgiu no Sul da Índia. A técnica foi difundida no ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. Estudos mostram que o método terapêutico pode trazer benefícios respiratórios, digestivos, imunológicos, relaxantes e analgésicos.
Quais as indicações da Shantala?
INDICAÇÕES DA SHANTALA
Aumentar o vínculo mãe/filho.
Relaxar e acalmar a criança.
Melhorar o sono do bebê
Eliminar gases.
Diminuir cólicas.
Melhorar o funcionamento digestivo.
Ativar a circulação sanguínea e linfática.
Melhorar o alongamento.
Qual o melhor horário para fazer Shantala?
Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Pois após recebê-la o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô) para se acalmar ainda mais. Depois ele deve ter um soninho reparador, longo e delicioso!
Quais as vantagens da Shantala?
Melhora a respiração. ...
Melhora na qualidade do sono.
Alívio das cólicas, melhora da digestão e da circulação. ...
Consciência corporal. ...
Facilidade para se relacionar. ...
Fortalecimento imunológico.
14 de jun. de 2019
Como fazer a shantala no bebê?
Sente-se com suas pernas esticadas acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem: 1° Comece massageando o peito. Movimente suas mãos do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.
Quais são os benefícios da Shantala?
Dentro do desenvolvimento do bebê, a Shantala auxilia na melhora da respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos no abdômen auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A posição em que o bebe fica – de costas – estimula a coluna vertebral.
O que significa a palavra Shantala?
É uma massagem feita pelas mães em seus bebês há muitos mil anos na Índia. ... Ao perguntar o nome da mãe descobriu que ela se chamava Shantala. O nome vem do sânscrito Shanti, que significa paz. Ele levou essa técnica para a Europa e deu o nome de Shantala para a massagem.
Quais as indicações e Contra-indicações da Shantala?
Não há contra indicação em relação à shantala, mas Denise orienta que vale evitar a massagem no bebê com estômago cheio para não atrapalhar a digestão ou com estômago vazio, uma vez que o bebê não se concentrará para receber o toque porque estará com fome.
Quais as indicações e Contra-indicações da drenagem linfática?
Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.
Como deve ser o ambiente para a aplicação da Shantala?
Como a criança deve ser massageada sem roupa, cheque se o ambiente está aquecido, com uma temperatura agradável, principalmente no inverno. E aqueça as mãos em água morna antes de tocá-lo. O toque é firme, de modo que a mãe sinta a musculatura do bebê, mas a intensidade precisa ser confortável para os dois.
O que usar para fazer Shantala?
Qual óleo usar no momento Shantala?
Para que seu momento Shantala fique ainda mais hidratante e relaxante, prefira os óleos vegetais e com cheiros calmantes!
Os óleos vegetais são extraídos de fontes naturais, como sementes de plantas e frutas, e são excelentes para peles sensíveis como a pele dos bebês.
Mais itens...
Qual origem da Shantala?
Mas de onde surgiu a shantala? A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Dr. Frederich Leboyer que, em uma viagem a trabalho para a Índia, observou uma mãe massagear o seu filho pequeno ao ar livre. Seu nome era Shantala, e ela ensinou ao médico os movimentos e o deixou registrar a técnica em imagens.
Onde massagear para o bebê dormir?
Inicie a massagem pela perninha do bebê, por ser menos sensível que as outras partes. Logo, vá para os pés e delicadamente massageie a parte de cima de cada pé, a parte de baixo e todos os dedinhos. Passo 2: Vá para a parte de cima do corpinho do pequeno e faça nos bracinhos, das axilas até o punho.
Como fazer massagem em bebê para dormir?
Para começar a massagem de reflexologia, deite o bebê numa superfície confortável, num ambiente tranquilo e sem barulhos e com uma temperatura em torno dos 21ºC . A luz deve ter uma intensidade média, mantendo sempre o contato visual com o bebê falando com ele com a voz doce e num tom baixo.
Qual o objetivo da massagem Shantala?
O objetivo da Shantala é relaxar a criança, eliminando tensões e bloqueios; aliviando cólicas e insônia; equilibrando o sistema nervoso, energético e emocional.
Quem criou a massagem Shantala?
Frédérick Leboyer
Quem trouxe a shantala para o ocidente foi o obstetra humanista Frédérick Leboyer. Em uma viagem à Índia, no final da década de 1970, o médico viu uma mulher massageando um bebê na rua.
São benefícios da Shantala exceto?
São benefícios da Shantala, exceto: A) Ajuda no funcionamento do intestino, aumentando os gases e as cólicas; B)