SEISO: Preza pela limpeza dos ambientes e instalações, e ambientes limpos facilitam a detecção de anormalidades. SEIKETSU: Também chamado de senso de higiene, saúde que tem uma ligação direta com a segurança; SHITSUKE: Autodisciplina.
O 4º S do Programa 5S's é o Seiketsu ou Senso de Higiene ou Saúde. O Seiketsu visa a melhoria da qualidade de vida, criando condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional, a partir de práticas de higiene. O senso de higiene reforça a necessidade de uma mudança comportamental.
Princípio dos 5's Sendo assim, tornaram-se: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização/normalização e senso de disciplina. Aprender e aplicar os 5s proporciona a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional.
A metodologia 5S é uma forma de gerar organização, limpeza, produtividade e resultados financeiros para o negócio, inclusive na Logística. Com o conhecimento dos princípios envolvidos é mais fácil colocá-la em prática e aproveitar seus resultados.
Limpar todos os locais, incluindo paredes, tetos, janelas, móveis, objetos, de forma a deixar tudo limpo; 2. Utilizar as máquinas, equipamentos, móveis e instalações inspecionando a limpeza e o funcionamento dos mesmos, detectando defeitos ou falhas durante o uso. REGRA: MAIS IMPORTANTE QUE LIMPAR, É NÃO SUJAR.
Ter senso de limpeza significa ter cuidado, eliminar a sujeira para manter o ambiente limpo. O mais importante não é o ato de limpar, mas o ato de não sujar. Além de limpar, precisamos identificar fontes de sujeira e as respectivas causas, para podermos bloqueá-las.
Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
Como aplicar os 5S na vida pessoal?
-Trabalhe em um cômodo de cada vez, colocando rapidamente as coisas em desordem dentro de cada um desses recipientes. -Organize, pegando esses recipientes e devolvendo coisas que não serão doadas, ou coisas que devem ir direto para o lixo, de uma maneira organizada.
Organize seus livros e papéis. Etiquete suas gavetas e caixas, para sempre saber onde tal coisa deveria estar. Quando tudo está organizado você economiza o tempo perdido que se gastava procurando algo. Seiso (sendo de limpeza): mantenha seu ambiente limpo, seu escritório, seu quarto.
Como visto anteriormente, adotar a metodologia 5s traz inúmeros benefícios às indústrias e empresas, como um todo. Com ela, é possível diminuir os desperdícios e aumentar a produtividade, além de melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida de todos os colaboradores.
Diante de um ambiente autodisciplinado acerca dos princípios 5S é possível que se tenha: Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; Trabalho diário agradável; Melhoria nas relações humanas; Valorização do ser humano; Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.
O conceito do 5s (assim como algumas outras ferramentas lean) é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. O aprendizado e a prática do programa 5s proporciona a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional.
Para as empresas, a aplicação do 5S reflete em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, incentivando a participação de todos com o objetivo de evitar desperdícios e retrabalhos, refletindo na redução de custos, melhoria da qualidade e da produtividade.
3 exemplos de empresas que implantaram os 5S
Conheça as principais dificuldades do 5s!
Mais agilidade e produtividade; Redução de custos; Maior durabilidade de máquinas e equipamentos; ... Como é possível notar, cada um dos cinco sensos proporciona vantagens em comum, como a diminuição de desperdícios e o aumento da produtividade.
Como “nem tudo são flores”, uma das principais desvantagens do programa 5S é a aceitação por parte dos colaboradores, já que o 5S busca incessantemente a qualidade. Caso os funcionários não eliminem tudo o que é desnecessário logo no primeiro “S”, o ambiente ficará sobrecarregado e dificultará ainda mais a aplicação.
O 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e a aumentar a produtividade e a qualidade total de uma organização, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.
Além do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pesssoais. ... melhoria do ambiente de trabalho; melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc)
Para gerar os melhores resultados possíveis, o programa 5S deve ser incorporado à rotina da organização, de forma sistemática. Ou seja, é preciso que os processos sejam pensados dentro da lógica do sistema.
O Programa 5S é de origem japonesa e tem o objetivo e melhorar o ambiente de trabalho ou qualquer ambiente em sentido amplo por meio dos “cinco Sensos”: Senso de Utilização (Seiri), Senso de Ordenação (Seiton), Senso de Limpeza (Seiso); Senso de Saúde (Seiketsu) e Senso de Autodisciplina (Shitsuke).
A respeito do Programa 5S, assinale a opção INCORRETA. O Ciclo PDCA de controle pode ser utilizado para manter e melhorar as “Diretrizes de controle” de um processo. ... O caminho do sucesso para obter melhorias contínuas nos processos é o de conjugar os dois tipos de gerenciamento: manutenção e melhorias.
- Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc, na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
O Senso de Utilização consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais, informações, etc.) segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, para depois retirar do ambiente tudo o que não precisa estar ali.