EQST

O Que Se Entende Por Genes Letais?

O que se entende por genes letais?

Gene letal é um gene que, quando presente, provoca a morte pré ou pós nascimento, ou produz uma deformidade tão grave que levará o indivíduo à morte.

O que é Polialelia Cite dois exemplos?

A polialelia surge por mutações do alelo, gerando novos alelos. Por isso, podemos ter alelos A1, A2, a1 ou a2, e os genes serão formados pela combinação de dois destes alelos: A1A2, A1a1, A2a1, a2a2, etc. Um exemplo clássico deste caso de polialelia é a determinação da cor dos pelos em coelhos.

Como ocorre a Polialelia?

Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.

O que se entende por Polialelismo?

Polialelia ou alelos múltiplos significa que existem três ou mais tipos de alelos distintos para os mesmos locus cromossômicos. Em outras palavras, cada indivíduo tem apenas um par desses genes, mas as combinações possíveis entre elas são várias.

Como é feito o cruzamento teste?

Cruzamento-teste: quando estamos fazendo um cruzamento e não sabemos se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto (V ? ), realizamos um cruzamento dele com um indivíduo recessivo e a resposta estará nos descendentes. Se nascerem descendentes recessivos também, indica que o progenitor é heterozigoto.

Como surgem os diferentes tipos de alelos em casos de Polialelia?

Resposta. - Quando existem três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. - Um gene que sofre diversas mutações, produzindo vários genes alelos ( série de alelos ).

Quais são os dois tipos de Polialelia?

O exemplo de polialelia mais conhecido são os diferentes grupos sanguíneos. Como todos sabem, existem na nossa espécie indivíduos que possuem sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes para um único gene: IA, IB e i.

O que pode causar o surgimento de alelos múltiplos?

O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.

O que é Pleiotropia e interação gênicas?

PLEIOTROPIA → Um gene condiciona ou influencia mais de uma característica no indivíduo. INTERAÇÕES GÊNICAS → Dois ou mais genes interagem entre si par determinar uma única característica.

O que é interação gênica complementar?

Interação Gênica - Herança Complementar Verá que é um tipo de interação gênica em que a manifestação de um fenótipo depende da presença de pelo menos um alelo dominante em cada par de alelos do genótipo. Verá um exemplo usando a cor da flor de ervilha-de-cheiro e a proporção 9:7.

Qual é a principal diferença entre a interação gênica?

Em uma interação gênica epistática, um gene não é expresso (hipostático) no fenótipo devido à ação de outro gene, o gene epistático. Já na pleiotropia existe um par de alelos que é capaz de influenciar diferentes caraterísticas do indivíduo.

Quando dois ou mais pares de alelos atuam na determinação de uma mesma característica O fenômeno é chamado?

Herança Quantitativa ou Poligenia Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, o que permite uma série de fenótipos diferentes entre si. Em geral, as características podem sofrer a ação de fatores do ambiente.

Qual alternativa representa corretamente a diferença entre interação gênica e Pleiotropia?

Resposta. Resposta: c) Interação gênica: vários genes 1 característica / Pleiotropia: 1 gene várias características.

O que é uma interação gênica não Epistática?

Quando genes produzem enzimas que têm ação em diferentes vias metabólicas, as interações são denominadas interações não epistáticas. Nesse tipo de interação, dois ou mais locus interagem entre si e, dessa forma, produzem fenótipos sem que os alelos suprimam a expressão dos alelos de outros locus.

O que é interação gênica não Epistática?

Dizemos que a interação gênica é não epistática quando ocorre a interação de dois ou mais genes, mas nenhum alelo impede a expressão de outro. Como exemplo dessa interação, podemos citar o exemplo da forma das cristas de galinha. Existem quatro diferentes tipos de crista de galinha: rosa, ervilha, noz e simples.