O que quer dizer erupço dos dentes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A erupção dentária é um processo fisiológico no qual um dente em formação migra de uma posição intraóssea dentro dos maxilares e atinge uma posição funcional na cavidade bucal.
Como se inicia o processo eruptivo?
2) Movimento Eruptivo → Desde que os germes dentários estão dentro das suas criptas ósseas (com o teto reabsorvido), até alcançarem a posição funcional em oclusão. → Inicia logo quando as raízes começam a ser formadas, fase de raiz.
São fatores que podem influenciar na cronologia da erupção dentária?
Os fatores locais relacionados na literatura em relação à alteração da cronologia de erupção dentária são: presença de tecido cicatricial mucoso, fibromatose e hiperplasia gengival, tumores, lesões ou anquiloses nos dentes decíduos, perda prematura dos dentes decíduos, dentes decíduos impactados, erupção ectópica, ...
Como ocorre a formação da Via eruptiva?
2.1) Movimento Eruptivo INTRAÓSSEO reduzido do esmalte (ERE) começa a se aderir ao folículo dentário. As céls externas desse ERE começam a secretar enzimas de degradação do conjuntivo ao redor, formando uma via eruptiva, uma conexão do folículo dentário com a lâmina própria do epitélio oral.
Como se dá o processo de esfoliação dental?
A esfoliação do dente decíduo (de leite) é um processo natural, que ocorre em virtude do desaparecimento (reabsorção fisiológica) das raízes destes dentes por efeito da pressão exercida pelos dentes permanentes.
Quais são os fatores para a movimentação dentária pré eruptiva?
1) Movimento Pré-Eruptivo → Ocorre enquanto os germes dentários estão no interior dos tecidos maxilares, ou dentro da cripta óssea de seu antecessor. → Crescimento concêntrico do germe dentário no interior de seu folículo, sem movimento muito ativo, no inicio, em direção a cavidade oral.