O arco aórtico está proeminente, formando imagem em três com o arco médio. Corrosão das costelas superiores constitui-se em elemento decisivo para o diagnóstico da coarctação da aorta.
Esse vaso sanguíneo surge do ventrículo esquerdo do coração e ramifica-se em várias outras artérias. A principal função dela é garantir que o sangue oxigenado bombeado pelo coração seja levado a todas as partes do corpo.
A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o tronco braquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.
A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, por acidente.
O que é a ateromatose aórtica, sintomas e como tratar. A ateromatose aórtica, também conhecida como doença ateromatosa da aorta, acontece quando há acúmulo de gordura e cálcio na parede da artéria aorta, interferindo no fluxo sanguíneo e de oxigênio para o organismo.
O tratamento dessa doença é feito através de alterações na alimentação, prática de atividade física e uso de medicamentos que ajudam no controle do colesterol, da pressão e do diabetes. Em casos de excesso de peso, é recomendada a perda de peso para diminuir o risco de complicações como infarto e trombose.
Ateromatose carotídea é uma patologia degenerativa e obstrutiva que acomete às carótidas, ocorrendo como resposta inflamatória, evoluindo com formação de placas ateromatosas, causando sintomas de acordo com o grau de estenose e/ou liberação de partículas de placa que podem comprometer a circulação do cérebro.
Algumas ótimas opções de remédios caseiros para aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, são a berinjela e os chás de ervas como a cavalinha porque estes alimentos possuem propriedades que ajudam na eliminação destas placas de gordura.