O pitch, ou a altura de um som, se refere à propriedade do som que nos permite classificá-lo como grave ou agudo. A altura está relacionada com a frequência: quanto maior a frequência, mais agudo é o som e, quanto menor a frequência, mais grave é o som.
No cálculo da relação s/z pela divisão do maior TMF/s/ pelo maior TMF/z/, considerando-se a normalidade entre 0,8 e 1,2. Valores abaixo de 0,8 indicaram coaptação excessiva das pregas vocais e valores acima de 1,2 indicaram escape aéreo à fonação.
Pitch (é a sensação psicofísica da freqüência), é a sensação que o nosso ouvido tem com relação à frequência. ... Frisando a importância de avaliar o pitch e a loudness na fala espontânea (FE), na emissão sustentada (ES) ou em ambas (A).
A voz áspera também é definida como uma impressão psicoacústica da irregularidade de vibração das pregas vocais, isto é, corresponde a flutuações irregulares na freqüência fundamental e/ou na amplitude da fonte sonora glótica2.
a voz tende a acompanhar nosso estado físico e emocional. A voz também é in- fluenciada pelo ambiente. Por exemplo, em situações de muito barulho, a voz fica automaticamente mais forte e pode se cansar mais rapidamente.
A VOZ é o som produzido pelo ar que sai dos pulmões, atravessa a laringe, vibrando as pregas vocais. É o som com o qual o canto e as palavras são emitidas. A FALA é o som articulado e moldado pela garganta, dentes, língua, bochechas e lábios.
No Brasil, a voz feminina mais comum é a Soprano, como a da cantora Sandy e de Marisa Monte. A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.
Vozes graves A voz mais grave masculina, que acaba sendo a voz mais grave de todas as que existem, é o baixo. Existem dois tipos de baixo: O canto baixo, mais suave e com agudos; O baixo profundo, também chamado de baixo nobre ou baixo mais sombrio, envolvente, mais solene.
1)Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).
Temos inicialmente os tipos vocais:
A vozes femininas são divididas em três classes principais, com ramificações dentro delas. Essas classes são: soprano, mezzo-soprano e contralto.
Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos; incluindo, algumas vezes, as vozes intermediárias: Mezzo-soprano e Barítono, mais frequentemente ditas 2º Soprano e 2º Tenor (ou 1º Baixo), respectivamente, quando compõem um ...
Um coro misto, com vozes adultas, masculinas e femininas, na música ocidental tradicional e erudita compõe-se de quatro vozes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos.
Classificação e extensão vocal
Portanto, a maioria dos coristas desconhecem as técnicas e os cuidados que são necessários para o bom funcionamento e a preservação da voz (LOIOLA; FERREIRA, 2010). Na maioria dos corais, as vozes são dividas em quatro naipes: Soprano e contralto para as vozes femininas, e tenor e baixo para as vozes masculinas.
Acerca do coro de músicas de canto coral, temos que: coral masculino; coral feminino; coral misto....Sobre os diferentes gêneros de músicas, podemos dizer que existem os seguintes:
Significado de Coral substantivo masculino Animal marinho fixo, de mares quentes, constituído por uma colônia de pólipos, geralmente de coloração vermelha-alaranjada, responsável pela formação de recifes. Substância de consistência calcária que, produzida por esses animais, é muito apreciada para criação de joias.
Coral é mais um belo nome literal que vem do mar. ... O nome Coral vem do latim corallium através do grego korallion. É a denominação dada ao animal coloidal, típico de mares tropicais, que pode formar recifes de corais. Trata-se de depósitos esqueletais subaquáticos.
De acordo com a Pantone, é uma cor que simboliza uma “busca inata pela alegria e necessidade por otimismo”. Essa foi uma escolha interessante da Pantone por fugir bastante da cor escolhida anteriormente.