Algumas características permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos répteis. ... A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. Isso dificulta a perda de água através da superfície do corpo e protege os répteis da dessecação.
Os répteis atuais são representados por quatro ordens: Testudines, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia. A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica. Com tais características a pele dos répteis apresenta grande resistência.
Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Anfíbios vivem geralmente em ambientes úmidos, próximos à água, como a de lagos e represas. Alguns podem ser vistos também no interior das matas.
Os anfíbios possuem três estruturas para a respiração: os pulmões, as mucosas da faringe e da boca e a pele. Os pulmões são constituídos de duas bolsas sem divisão interna. Quando ainda em fase larval, respiram por brânquias.
A temperatura corporal média dos mamíferos pode variar dentre os 36° graus até os 40°.
Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.
Já os répteis, que não conseguem manter a temperatura do seu corpo constante, precisam tomar sol para se aquecer. Assim, no dias mais gelados, é preciso que haja alguma fonte de calor artificial para manter esses bichos aquecidos. ... Répteis precisam do Sol para manter o corpo aquecido.
A principal tarefa do jacaré durante o dia é ficar paradão, largateando. “Na verdade essa característica do réptil é que ele necessita ficar parado no sol para a regulação de temperatura interna. Até mesmo pra acelerar a digestão e outros processos fisiológicos”, explica a bióloga, Vanessa Costa de Oliveira.
Eles gostam de se deslocar em grupos. Adoram tomar banho de sol juntos ou até mesmo ficar circulando dentro da água. Eles dependem do sol para manter a temperatura de seu corpo estável. Quando esquentam demais eles mergulham no lago ou rio.
Resposta: A temperatura dos répteis é exotérmica, ou seja eles não produzem calor sozinhos, precisam ficar no sol para isso. Uma vantagem seria de que eles não gastam energia produzindo calor, então podem gastar em outras atividades.
Os répteis podem variar seu metabolismo de muito lento a muito rápido, e isso é limitado pela disponibilidade de calor no ambiente. Em períodos que eles estão dormindo, a taxa metabólica dos répteis reduz para níveis de mais ou menos 1/5 da mesma taxa quando eles estão acordados, mas em repouso.
Répteis: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos), no entanto, em algumas espécies, o ventrículo é parcialmente dividido; Aves: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos); Mamíferos: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).