Os ossos são estruturas rígidas, de formas variadas, que apresentam mesma origem e funções. Em conjunto com a cartilagem, eles formam o esqueleto dos animais vertebrados. Os ossos são estruturas rígidas, de formas variadas, que apresentam mesma origem e funções.
Ossos planos, laminares ou chatos - Apresentam comprimento e largura semelhantes e maiores que a espessura. Geralmente têm função protetora.
A matriz óssea é composta por uma parte orgânica(35%, representa a flexibilidade do osso), e uma parte inorgânica(65%, representa a rigidez e resistência do osso) cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio, formando cristais de hidroxiapatita.
A matriz óssea é formada por elementos orgânicos (fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas) e elementos inorgânicos que constituem cerca de 50% do peso do matriz óssea. Os elementos inorgânicos são íons fosfato, cálcio, bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.
O tecido ósseo apresenta três tipos de células especializadas: os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
A parte inorgânica representa cerca de 50% do peso da matriz óssea e é composta principalmente por íons de cálcio e fosfato, encontrando-se também bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato em pequenas quantidades.
A flexibilidade observada é resultado da presença de colágeno, que agora se apresenta em quantidade maior que o cálcio.
colágeno tipo I
Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
"O colágeno é uma proteína essencial para o corpo humano, pois serve para unir diferentes estruturas do nosso organismo. Ele fornece flexibilidade, elasticidade e resistência à pele, aos ossos e articulações", explica a profissional.
O colágeno é uma importante proteína do corpo dos animais, representando entre 25% e 30% de toda proteína corporal. Essa proteína fibrosa é constituída por cadeias peptídicas formadas por aminoácidos como glicina, prolina e a hidroxiprolina.
Está presente em quantidades variáveis em quase todos os órgãos e sua principal função é dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos. O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada.