O que o Big One? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas - resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região.
O que é Big One e qual a relação desse evento com a falha de San Andreas?
"O Big One será um terremoto de magnitude de 7,8 ou 8 (na escala Richter) na falha de San Andreas", disse Lucy Jones, sismóloga de referência na região, em entrevista a veículos de imprensa locais. ... Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas.
O que vai acontecer na falha de San Andreas?
A Falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura que marca o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta. ... O atrito entre essas duas placas gera frequentes terremotos na região, o que torna a Califórnia uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.
Como está se formando a Falha de San Andreas na Califórnia EUA?
Por definição, entende-se como falha geológica um fenômeno natural causado pelo movimento de duas placas tectônicas que não se aproximam e não se afastam, mas que se deslocam tangencialmente. No caso de San Andreas, essa falha é produzida pelos movimentos da Placa do Pacífico e da Placa Norte-Americana.
O que aconteceria se a falha de San Andreas?
Cálculos mais conservadores indicam que um tremor dessa magnitude nessa área específica de San Andreas poderia provocar a morte de 2 mil pessoas e deixar mais de 50 mil feridos.