EQST

O Que Macrofibra?

O que é Macrofibra?

A macrofibra para concreto é uma fibra estrutural feita a partir da extrusão de polímeros nobres do concreto, reforçando o produto com uma resistência a tração, retração, tenacidade e a impactos ou abrasão.

Para que serve a microfibra no concreto?

A FIBRA PARA CONCRETO E ARGAMASSA (Microfibra) é fabricada com polipropileno e aditivos especiais, utilizada em concretos e argamassas para inibir o aparecimento de fissuras causadas por retrações plásticas ou hidráulicas (secagem).

Para que serve a fibra de vidro no concreto?

Utilizada para reforçar o concreto em diversas situações, a fibra de vidro para concreto é um produto que precisa de cuidados na escolha pois, naturalmente, não resistem aos álcalis do cimento. ... O uso dessa fibra tem por objetivo controlar as fissuras de retração do concreto que surgem durante o processo de secagem.

O que é microfibra para concreto?

As microfibras são compostas por filamentos extremamente finos, produzidos através de um processo de extrusão. Seu uso é indicado em concretos e argamassas já que reduzem o índice de fissuras provocadas pela retração e assentamento.

Qual é a principal diferença entre microfibra e Macrofibra em relação a função desempenhada no concreto?

As Microfibras não possuem função estrutural e trabalham a retração plástica no processo das primeiras idades do concreto (cura). Macrofibras: Fibriladas são malhas de finos filamentos de seção retangular, possuem telas que se abrem no decorrer da mistura com o compósito, agindo intertravadas no concreto.

O que são fibras no concreto?

Podem ser aplicadas considerando dois tipos de utilização: melhorar as características do concreto e reduzir efeitos negativos de retração, substituir as armaduras convencionais de aço e resistir aos esforços de tração. ...

Qual a principal vantagem do uso do concreto Reforçado com fibras explique como o concreto adquire esta propriedade?

As fibras melhoram a trabalhabilidade, tenacidade, resistência ao impacto e o controle de fissuração do concreto (foto: Dmitry Kalinovsky/shutterstock)

Qual a finalidade da adição de fibras ao concreto?

A adição de fibras ao concreto é uma prática que busca reduzir o surgimento de fissuras e suas respectivas aberturas. Diversos tipos de fibras são utilizadas com esse fim como, por exemplo, as fibras de aço e as fibras poliméricas.

Quais os objetivos de adicionar fibras ao concreto?

As fibras melhoram a trabalhabilidade, tenacidade, resistência ao impacto e o controle de fissuração do concreto (foto: Dmitry Kalinovsky/shutterstock)

Qual a função da fibra de polipropileno no concreto?

A fibra de polipropileno é uma fibra estrutural para concreto e é largamente utilizada na construção civil. ... Sua principal função é melhorar as propriedades do concreto e da argamassa, ao proporcionar uma armadura homogênea que controla a fissuração por retração.

O que é fibra de propileno?

A fibra de polipropileno é uma fibra estrutural para concreto e é largamente utilizada na construção civil. O material é obtido a partir de multifilamentos oriundos de matérias-primas poliméricas específicas. ... O resultado é um concreto mais resistente aos impactos e com excelentes propriedades mecânicas.

Por que o uso de fibras no concreto?

A utilização de fibras no concreto contribui positivamente, pois confere ao concreto, um acréscimo na resistência residual à tração pós-fissuração, uma vez que as fibras atuam como ponte de transferência de tensões entre as fissuras. E, por dificultar a propagação de fissuras no material, aumenta a sua ductilidade.

Quais as vantagens na utilização de concretos reforçados com fibras de aço?

Os ganhos estruturais proporcionados pela fibra de aço para concreto são significativos. Ela garante o aumento da tenacidade, da resistência à fadiga e ao impacto. Além disso, ocorre um maior controle de fissuração e melhoria na ductilidade do compósito.

Para que serve a fibra de polipropileno?

Um conhecimento adquirido por observação da natureza, as fibras de polipropileno para concreto e argamassa evitam problemas como fissuras, aumentam a resistência do concreto ao fogo, estruturam pisos e pavimentos e aumentam a produtividade da construção na execução de revestimentos em argamassa.