EQST

O Que Leso Discoide?

O que é lesão discoide?

Lúpus discoide A lesão é restrita à pele. Este tipo de lúpus é identificado pelo surgimento de lesões cutâneas eritematosas em forma de placas que frequentemente aparecem na face, na nuca ou no couro cabeludo.

Como diagnosticar lúpus discoide?

Sintomas de lúpus discoide
  1. Lesões vermelhas, redondas e em formas de placas;
  2. Formação de crostas nas lesões, além de poderem ser descamativas;
  3. Aparecimento de cicatrizes após tratamento da lesão;
  4. Após desaparecimento da lesão, podem haver áreas sem pelos na pele ou cabelo, caso aconteça no couro cabeludo;
Mais itens...•13 de set. de 2021

Como são as lesões do lúpus?

Lúpus túmido: Manifesta-se por lesões de infiltração da pele, eritematosas, endurecidas e sem escamação. Elas são encontradas principalmente na face e no tronco e regridem sem deixar cicatriz (Fig. 18.10).

O que causa o lupus discoide?

Algumas pessoas que têm o lúpus discoide podem, eventualmente, evoluir para o lúpus sistêmico. Lúpus induzido por drogas: essa forma do lúpus também é comum e acontece porque substância de algumas drogas e/ou medicamentos podem provocar inflamação com sintomas parecidos com o lúpus sistêmico.

O que é lúpus eritematoso cutâneo?

O lúpus eritematoso é doença auto-imune do tecido conjuntivo que reúne manifestações exclusivamente cutâneas ou multissistêmicas, podendo apresentar exuberância de auto-anticorpos. As lesões cutâneas do lúpus eritematoso são polimorfas e podem ser específicas ou inespecíficas.

Como detectar o lúpus?

Os exames para mais comuns e úteis para diagnosticar Lúpus são:
  1. Exame físico.
  2. Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares.
  3. Hemograma completo.
  4. Radiografia do tórax.
  5. Biópsia renal.
  6. Exame de urina.
16 de ago. de 2019

Quais são os exames para diagnosticar o lúpus?

Não existe um único exame para confirmar o Lúpus. A doença é diagnosticada baseada em achados no exame físico e exame de laboratório. O exame do FAN (fator anti núcleo) é o mais reconhecido por sua importância no diagnóstico da doença.

Como fazer o lúpus entra em Remissao?

Como é o tratamento? O lúpus não tem cura. O objetivo do tratamento é colocá-lo para dormir, ou seja, colocá-lo em remissão. Isso se faz com medicações que diminuem a imunidade do corpo, ou seja, são medicamentos imunossupressores.

O que acontece quando o lúpus ataca o cérebro?

Cientistas israelenses descobriram recentemente que o distúrbio está ligado, para pessoas de qualquer idade, a um risco 50% maior de demência (conjunto de encrencas neurodegenerativas entre as quais se enquadra o Alzheimer).

Quando o lúpus ataca o fígado?

Durante o curso da doença, o aumento do fígado em pacientes com lúpus, sejam eles crianças ou adultos, pode estar associado à congestão hepática, infiltração gordurosa, hepatite autoimune e viral, a doenças metabólicas, à trombose ou ao uso de fármacos hepatotóxicos.

Qual o tratamento para lúpus Cutaneo?

Como é feito o tratamento para Lúpus?
  • Anti-inflamatórios não esteroides para artrite e pleurisia.
  • Protetor solar para as lesões de pele.
  • Corticoide tópico para pequenas lesões na pele.
  • Droga antimalárica (hidroxicloroquina) e corticoides de baixa dosagem para os sintomas de pele e artrite.
16 de ago. de 2019

Como o lúpus afeta a pele?

O lúpus eritematoso pode se manifestar de formas diferentes, de acordo com o órgão afetado, e isso, às vezes, retarda seu diagnóstico. Na pele, frequentemente se apresenta como sensibilidade ao sol, nas áreas expostas, como face, colo e braços. Manchas avermelhadas que podem descamar e deixar até cicatrizes são comuns.

Qual o nome do exame de sangue que detecta reumatismo?

Não existe um único exame que permita diagnosticar definitivamente o reumatismo no sangue e, por isso, o médico, além de avaliar os sintomas, pode pedir vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, como o hemograma, VHS e o ASLO, por exemplo.