O que são interceptações? A interceptação em x é o ponto onde uma reta cruza o eixo x, e a interceptação em y é o ponto onde uma reta cruza o eixo y.
logo o ponto em que o gráfico da função f intercepta o eixo y é o ponto (0.
O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.
Na construção de um gráfico de uma função do 1º grau basta indicar apenas dois valores pra x, pois o gráfico é uma reta e uma reta é formada por, no mínimo, 2 pontos. Apenas um ponto corta o eixo x, e esse ponto é a raiz da função. Apenas um ponto corta o eixo y, esse ponto é o valor de b.
uma reta intercepta o eixo das abscissas (eixo x) em -3, ou seja , no ponto A (3,0) e o eixo das ordenadas (eixo y) em 4, ou seja , no ponto B (0,4).
Verificado por especialistas. Se x = a é zero da função, então o gráfico da função passa pelo ponto P(a, 0). Queremos encontrar as coordenadas de P(a, 0), de modo que P pertença à reta que passa por A(2, 5) e B(− 1, 6). O zero da função é x = 17.
Como o gráfico de uma função é o conjunto de pontos do plano da forma (x, f(x)), temos que f(x) = y = f(-x), para todo x no domínio de f. O eixo y é chamado eixo de simetria da função f.
Significado de Abscissa [Geometria] Num sistema de coordenadas cartesiano, a reta X, horizontal, usada para definir a posição de um ponto em relação aos eixos; a reta Y, vertical, recebe o nome de ordenada.
Do latim abscissa, que provém do verbo abscindere que conjuga a ação de cortar scindere alguma coisa. No gráfico, o eixo horizontal é cortado pelo eixo vertical.
A abscissa do vértice xv é dada pela fórmula: Já ordenada do vértice yv pode ser obtida calculando-se yv = f(xv), ou ainda através da fórmula: Vamos tomar como exemplo novamente a função y = -x2 + 10x - 14 e calcularmos as coordenadas do seu vértice para conferirmos com o ponto indicado na tabela inicial.
O ponto no sistema cartesiano ortogonal é chamado de par ordenado. O ponto X possui um número x que é a abscissa do ponto P. O ponto Y possui um número y que é a ordenada do ponto P. (x, y) é chamado de par ordenado do ponto P.
No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa. Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada.