Para Bleger (1984), a psicologia institucional se caracteriza como uma forma de intervenção psicológica com significado social e o trabalho do psicólogo, voltado para as instituições com o objetivo de promover a saúde de seus integrantes, em sua totalidade, a partir das relações pessoais e grupais.
José Bleger contribuiu de maneira fundamental para o desenvolvimento de métodos de trabalho a nível institucional, ampliando seus estudos sobre grupos e entendendo que a instituição é um grupo que resulta de acordos que se fazem entre a organização e as pessoas a quem a organização confia as atribuições contidas nas ...
O conceito de sociabilidade sincrética, quando utilizado como expressão dos aspectos transubjetivos, permite o conhecimento dos processos psíquicos não só dos participantes do grupo como também do seu grupo de pertença.
Quanto ao objeto de estudo, a Psicologia Social Psicológica[2] procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
Análise das condições de vida dos usuários e demandas para o Serviço Social. Necessidades e demandas sociais e o planejamentos das políticas sociais.
O termo “movimento institucionalista” define uma série de teorias, práticas e experiências que têm como premissa a autogestão e a auto-análise 1, objetivando impulsionar experiências coletivas criadoras de novos saberes (BAREMBLITT, 1992).
R: Na acepção da psicologia institucional a concepção de instituição é tido como o conjunto de organismos de existência física concreta, que têm certo grau de permanência em algum campo ou setor específico da atividade ou vida humana, paea estudar todos os fenômenos humanos que se dão em relação com a estrutura, a ...
Como se autoavaliar?
Faça uma auto avaliação verdadeiramente sincera. Reflita e faça perguntas poderosas a si mesmo. Reflita sobre seus pontos fortes e quais precisam de melhoria. Identifique sentimentos e emoções negativas Suspenda todo e qualquer tipo de julgamento.
Tente agrupar esses momentos, ideias ou coisas em valores principais incluindo cortesia, honestidade, otimismo, confiança, amizade, conquista, fé, amizade, gentileza, justiça, confiança e paz. Use esses valores principais para entender e conhecer melhor a si mesmo.
Somos pessoas, todas diferentes e únicas. Por esse motivo temos certos tipos de comportamentos definidos, uma personalidade concreta, e um interior muito significativo que mostra quem somos. Contudo, a verdade é que quem o faz, fala mais de si mesmo do que dos outros. ...
O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade.
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo.
O pronome “si” indica de processo reflexivo quando se refere ao sujeito "Elas só pensa em si", ou seja, elas só pensam nelas mesmas, em si mesmas ou em si próprias. O emprego de uma expressão de reforço como "mesmo" ou "próprio" depois do "si" que denota ação reflexiva não constitui redundância.
Significado de Se Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender! Tendo em conta algo; já que: se ele precisa de mais tempo, é necessário adiar o casamento. Etimologia (origem da palavra se). Do latim se.
Significado de Você pronome Forma de tratamento não cerimoniosa entre duas pessoas. Pessoa com quem se fala ou para quem se dirige o discurso. [Gramática] Forma contraída de Vossa Mercê. [Gramática] Pronome de segunda pessoa do singular, usado com o verbo na terceira pessoa: você vai à festa amanhã?
Resposta. Pode ser conjunção, pronome, partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito. Até substantivo o "se" pode ser (nessa frase, por exemplo).
Se - Conheça as funções dessa palavra
PRONOME REFLEXIVO (função morfológica): Indica que a ação praticada pelo sujeito recai sobre o próprio sujeito (voz reflexiva). É substituível por a si mesmo, a si próprio.
Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.