EQST

O Que Hipocomplementemia?

O que é Hipocomplementemia?

A causa mais comum de hipocomplementemia nas doenças glomerulares é a ativação excessiva de componentes da VIA CLÁSSICA do sistema complemento por imune-complexos circulantes, pex, LES, GNDA.

Porque ocorre hiperlipidemia na síndrome Nefrotica?

A Hiperlipidemia A hipertrigliceridemia, encontrada em menor escala, predominando em pacientes com falência renal crônica, é causada muito mais pela redução do catabolismo do VLDL. É fácil perceber que a hiperlipidemia nefrótica resulta no aumento da filtração glomerular de lipídios, provocando lipidúria.

O que é fator Nefritico?

O sistema complemento é parte fundamental da imunidade inata e contribui na remoção de complexos imunes e na ativação de processos inflamatórios. Essas proteínas representam um meio rápido e eficiente de proteção do hospedeiro contra microorganismos invasores.

O que pode causar síndrome nefrótica?

As causas da síndrome nefrótica podem ser congênitas (rara) e/ou adquiridas por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, como hepatite, AIDS, ou doenças sistêmicas, como a Lúpus. Existem casos que a doença foi transmitida geneticamente.

Quais são os fatores de risco da glomerulonefrite?

A glomerulonefrite pode desenvolver-se rapidamente com perda da função renal em semanas ou meses. São fatores de risco as doenças do sangue ou do sistema linfático, a exposição a solventes químicos, antecedentes de cancro, infeções por estreptococos e por vírus (Heptatite B, citomegalovirus) ou abcessos.

Porque o colesterol aumenta na síndrome nefrótica?

No estado nefrótico, tanto sua metabolização quanto sua excreção estão prejudicadas. Além disso, ocorre aumento da atividade da HMG-CoA-redutase, enzima que catalisa a produção do colesterol. As principais consequências da hiperlipidemia são a aterosclerose e a progressão das lesões glomerulares.

O que é síndrome Nefretica?

A síndrome nefrítica é definida como um grupo de distúrbios que afetam os glomérulos renais, ou seja, as estruturas responsáveis pela filtração do sangue. Na maior parte dos casos, resulta dos diferentes tipos de glomerulonefrites, podendo se apresentar de forma aguda, crônica ou rapidamente progressiva.

O que caracteriza a síndrome nefrótica?

A síndrome nefrótica caracteriza-se pela alteração na permeabilidade da membrana glomerular, resultando em perda de proteína maciça, hipoalbuminemia e edema generalizado (inchaço).

Quais as complicações da síndrome nefrótica?

Nas fases iniciais da síndrome nefrótica, as principais complicações são infecções, trombose venosa ou arterial e insuficiência renal aguda.