O que golpe do FGTS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A fraude que tem passado despercebida pelos contribuintes é a que envolve o uso do aplicativo Caixa Tem para saque emergencial do FGTS sem o conhecimento da vítima. O POVO detalha o procedimento típico dos fraudadores, lista dicas para se prevenir, como checar e o que fazer caso tenha sido vítima.
Como dar golpe FGTS?
O laboratório de segurança digital ressalta que os principais meios usados para disseminar esse tipo de golpe são os aplicativos de conversa, como o Whatsapp, o Telegram ou o aplicativo de conversas do Facebook. Por isso, sempre que receber links ou mensagens suspeitas, duvide.
Como contestar o FGTS emergencial?
Quem descobriu que caiu no golpe deve ir pessoalmente a uma agência da Caixa para contestar o saque indevido. É preciso levar CPF e documento oficial com foto.
Como saber se alguém sacou meu FGTS emergencial?
Há duas formas de identificar o golpe: acompanhar extratos do FGTS ou tentar fazer o saque pelo aplicativo Caixa Tem. O trabalhador que acreditou que não precisaria sacar o crédito feito pelo governo em uma conta aberta em seu nome, sem autorização, poderá nunca perceber que o dinheiro foi subtraído.
Como saber se já sacaram meu FGTS emergencial?
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
O que fazer quando a contestação do FGTS é negada?
Cristiane Lemos, do Guimarães, Hesketh & Lemos Advogados, explica que, em caso de não obter resposta da contestação ou até mesmo ter o seu pedido indeferido, é possível abrir uma ação contra a Caixa no Juizado Especial Federal, podendo ser com advogado ou até mesmo pela defensoria pública.
O que fazer quando seu FGTS foi fraudado?
Caso não queira mexer no dinheiro, basta solicitar o desfazimento e todo o valor será devolvido para a conta do FGTS com suas devidas correções. Porém, se você já foi roubado, o indicado é que se dirija a uma agência da Caixa Econômica Federal e realize a contestação do saque indevido.