O que furca no dente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Você sabe o que é a furca? Característica anatômica dos dentes multirradiculares, ela é definida como a área entre as raízes onde estas começam a se separar do tronco radicular.
Como tratar lesões de furca?
Os tratamentos aconselhados para o tratamento de lesões de furca grau II são a plastia de furca, a hemissecção radicular, a tunelização, a regeneração tecidular guiada (RTG) e a exodontia dentária.
Quais dentes apresentam furca?
Furca é uma característica anatômica dos dentes multirradiculares, sendo definida como a área entre as raízes onde estas começam a se se- parar do tronco radicular.
Como ver lesão de furca?
O diagnóstico da lesão de furca pode ser realizado de duas maneiras:
Clínico (através do uso da sonda de nabers, que é utilizada em exames clínicos para identificar lesões periodontais e perdas ósseas entre as raízes);
ou radiográfico (através do registro de radiografias da região que aparenta estar lesionada).
11 de mai. de 2015
Quais são os tipos de furca?
Grau 1: é considerado o estágio inicial da lesão, sem apresentar alterações perceptíveis na radiografia. Grau 2: um grau mais aumentado do afastamento, que pode gerar uma ou mais furcas em um mesmo dente. Grau 3: lesão de furca que pode ser visualizada por radiografia.
Qual a função da sonda de Nabers?
A sonda Nabers é indicada para sondar a extensão e a profundidade das lesões de furca. Utilizadas em periodontia para avaliar a profundidade das bolsas nível de ligação, configurações anatômicas e sangramento gengival. * Com cabo oco grosso de 8mm. * Ponta ativa de 12mm.
Como podemos classificar as lesões de furca qual o prognóstico de cada uma delas?
Os autores classificaram as lesões de furca em: Classe I - lesão inicial em que a perda de inserção na região da furca é menor que 2mm, ou seja, menor que 1/3 do tamanho do dente; Classe II - lesão maior que 2mm, ou seja, maior que 1/3 do dente, mas ainda não atravessa a furca; Classe III - envolvimento de toda a ...
Qual é o instrumento mais adequado para verificação das lesões de furca?
Por isso, uma anamnese detalhada deve ser realizada associada ao exame clínico e radiográfico do paciente, assim é possível obter-se um correto diagnóstico do caso. 117 dos autores, o instrumento mais apropriado para exames da furca é a sonda de Nabers (LINDHE, 2005; FERMIN et al., 2007).
Qual é a classificação para envolvimento de furca?
De acordo com Hamp, as lesões de furca classificam-se em: Classe I – caracterizada pela perda horizontal do tecido de suporte menor que 3 mm; Classe II – caracterizada pela perda horizontal do tecido de suporte maior ou igual a 3 mm; e Classe III – caracterizada pela perda horizontal dos tecidos de um lado a outro da ...
Qual é o nome da sonda utilizada para a realização do exame clínico da lesão de furca?
O exame clínico da região de furca deve ser realizado com a sonda Nabers (Figuras 17 e 18).
Qual a função da sonda OMS?
Sonda periodontal milimetrada para exploração e medição de bolsas periodontais.
Como é feita a avaliação da presença de mobilidade dental e lesão de furca num paciente com doença periodontal?
Na sondagem são avaliados os parâmetros clínicos periodontais: profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e nível gengival. Em caso de periodontite em estágios avançados, avalia-se também a presença de lesões de furca em dentes multirradiculares bem como a mobilidade dental.
Qual a finalidade da regeneração tecidual guiada no tratamento de dentes com lesão de furca grau II?
A perda óssea na região de furcas são áreas que dificultam as medidas de controle da placa bacteriana e o tratamento periodontal. Para solucionar esse problema um dos tratamentos possíveis é a regeneração tecidual guiada (RTG), que consiste na seleção celular para o processo de reparação.
Quais são as características clínicas apresentadas em envolvimento de furca grau 1 2 e 3?
De acordo com Hamp, as lesões de furca classificam-se em: Classe I – caracterizada pela perda horizontal do tecido de suporte menor que 3 mm; Classe II – caracterizada pela perda horizontal do tecido de suporte maior ou igual a 3 mm; e Classe III – caracterizada pela perda horizontal dos tecidos de um lado a outro da ...
Em quais elementos dentários O envolvimento de furca pode ser avaliado?
Envolvimento de furca
Grau I: perda horizontal menor que 1/3 da largura do dente.
Grau II: perda horizontal maior que 1/3 da largura do dente.
Grau III: destruição horizontal “lado a lado” de vestibular a palatino.
Grau IV: é o grau III quando a gengiva tem recessão, é possível a visualização clínica da furca.