A esfoliação caseira não é recomendada para uniformizar o tom da pele, já que pode agredir ainda mais o tecido que já foi lesionado pelo sol. De acordo com as especialistas, uma colher de chá de protetor solar é o suficiente para passar no pescoço e no rosto.
Confira abaixo as dicas do DermaClub para uniformizar o tom do rosto!
Veja só!
Use a água do arroz, aquela que sai branquinha logo após a lavagem do grão, para clarear manchas nas pernas. “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo.
8 dicas essenciais para uniformizar o tom da pele do rosto
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas
Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?
O mais utilizado no tratamento da acne e do fotoenvelhecimento: Ácido Retinoico. A vitamina A tem uma importante função no nosso sistema: auxilia no crescimento, na defesa antioxidante e a imunidade, e é dela que vem o ácido retinoico.
O suavicid é uma pomada que contém na sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, substâncias que ajudam a clarear manchas escuras da pele, especialmente no caso de melasma provocado pela exposição excessiva ao sol.
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Além disso, o bepantol spray pode ser usado no rosto, sendo útil para hidratar profundamente a pele, melhorando a aparência das manchas da acne e do melasma, enquanto que o Bepantol Mamy ajuda a prevenir estrias durante a gravidez e ajuda na recuperação da pele depois do microagulhamento, por exemplo.
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
“Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.
Passar e repassar filtro solar diariamente, utilizar chapéu, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol e qualquer objeto físico que proteja do sol são algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento. Também é indicado procurar um dermatologista assim que se manifestar as primeiras manchas.
Se as manchas na pele forem amarronzadas, sem uma forma definida, e surgirem em áreas expostas, como no rosto, braços, pescoço e colo, podem ser consideradas um melasma.
Uma alteração hormonal, causada pelo aumento de progesterona no organismo, potencializa a produção de pigmentos da pele e com isso forma manchas. O problema fica ainda maior quando há grande exposição ao sol.
Melasma: dermocosméticos para o tratamento! Um deles, o Melan-Off Clareador é um creme indicado para clarear manchas na pele em qualquer estação do ano, inclusive no verão, e em todos os tipos de pele em companhia sempre do protetor solar.
Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo à luz visível.