O que fazer no Vale Histrico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
1 – Arapeí – Caverna do Alambary ou Gruta Izabel: o local pode ter sido abrigo de piratas e bandeirantes, que em tempos passados andavam pela região em busca de ouro e fortuna. Cachoeira da Gruta – queda d'água de 85m, localizada na Fazenda São Luiz, a 5 km do centro da cidade.
Qual a cidade mais antiga do Vale do Paraíba?
Surgem, no século XVII, os núcleos populacionais vale-paraibanos mais antigos, como os que deram origem a Taubaté (c. 1640), Guaratinguetá (c. 1646), Jacareí (1652), Paraibuna (1666), Tremembé (1669) e São José dos Campos (1680).
Quais são as cidades mortas do Vale do Paraíba?
Resistem bravamente à definição dada pelo escritor Monteiro Lobato quando morou na região no começo do século 20. Mesmo assim, "roteiro das cidades mortas" é como ficou conhecido o trajeto que passa em cinco cidades no histórico Vale do Paraíba: Bananal, Areias, Arapeí, Silveiras e São José do Barreiro.
Quais são os municípios que compõem o Vale do Paraíba?
Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos. Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé.
Quais são os municípios vizinhos de Taubaté?
Vizinho dos municípios de Caçapava, Tremembé e Redenção da Serra,Taubaté se situa a 38 km a Norte-Leste de São José dos Campos.
Qual o significado do título cidades mortas?
Cidades Mortas é um livro de contos escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1919. Através dos contos, é retratada a decadência do Vale do Paraíba, em decorrência da abolição da escravatura, e principalmente do declínio cafeeiro da região devido a nematóides (praga) e ao uso errático do solo.
O que são cidades mortas geografia?
Esta expressão foi criada para amenizar a alcunha que as cidades como Areias, Bananal, São José do Barreiro e Silveiras, tidas como “cidades mortas”1, possuem pelo seu pouco ou nenhum crescimento econômico.
O que tem no Vale do Paraíba?
Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira. Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.
São Sebastião faz parte do Vale do Paraíba?
Artigo 4º - Os Municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte serão agrupados na seguinte conformidade: I - Sub-região 1: Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos; ... V - Sub-região 5: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Quantas pessoas moram no Vale do Paraíba?
O Vale do Paraíba tem 2.598.678 de habitantes, de acordo com a estimativa populacional divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (27). Entre as cidades, São José dos Campos ultrapassou 737 mil moradores e segue como a mais populosa.
Qual cidade é maior Pinda ou Taubaté?
As cidades-sede Taubaté e Pindamonhangaba são as duas mais populosas da região, tendo juntas 77,2% da população total....Municípios.Mais 8 linhas
Como município de Taubaté surgiu?
O município tornou-se o primeiro núcleo de povoamento do Vale do Paraíba em 1640 pelas mãos de Jacques Félix, o fundador de Taubaté. No dia 5 de dezembro de 1645 (considerado o aniversário da cidade), o povoado recebeu do governo colonial o status de vila -a primeira do Vale.