A evolução humana corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie. As características próprias da espécie humana foram construídas ao longo de milhares de anos, com a evolução dos primatas. A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos.
Muitos fatores como a curiosidade, capacidade de pensar, a sobrevivencia e facilitar a vida possibilitou o desenvolvimento do humano até nos dias atuais.
O que diferencia o Homo sapiens dos primatas?" Postura ereta, braços mais curtos que as pernas, cérebros extraordinários. Enquanto a "loteria" natural atuava sobre essas e outras características, o homem primitivo subia um novo degrau da escala evolutiva.
Oque nos torna humanos é a habilidade de raciocinar, a ética, viver em sociedade, raciocínio de criar coisas e etc.
Os primeiros seres humanos a apresentar traços semelhantes aos nossos – pernas mais longas que o tronco, face achatada e crânio maior e mais arredondado – habitavam uma pequena área do noroeste da África, formando grupos que não deveriam somar mais do que algumas dezenas ou centenas de indivíduos.
Para imaginarmos como a vida surgiu em nosso Planeta precisamos recuar muito no tempo. A idade da Terra é estimada em cerca de 4,5 bilhões de anos sendo que os primeiros ensaios sobre a origem da vida teria começado a 3,5 bilhões, quando uma crosta terrestre começou a se formar com o esfriamento do nosso Planeta.
4,543 × 10^9 anos
A Idade da Terra é de 4,54 mil milhões (no Brasil, bilhões) de anos (4,54 x 109 anos ± 1%). Esta idade é baseada em datação radiométrica de meteoritos e é consistente com as idades das mais antigas amostras terrestres e lunares.
Hoje a ciência considera que a idade da Terra seja de 4,54 bilhões de anos, ou seja, desde a sua formação até os dias atuais, quatro bilhões e meio de anos teriam se passado, o que fez com que o relevo se formasse, bem como todos os elementos da natureza, incluindo as diferentes formas de vida.
Clair Patterson
Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a japonesa Kane Tanaka, com 118 anos e 109 dias.
Atualmente ela vive em uma casa de repouso. Tanaka é considerada a pessoa viva mais velha do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes, desde o ano passado, então com 116 anos.
Prossegue o texto bíblico dizendo que, após o nascimento de Noé, Lameque ainda viveu 595 anos gerando filhos e filhas e faleceu com fartos 777 anos, o que, segundo os cálculos, teria sido 5 anos antes do dilúvio ocorrido quando Noé tinha 600 anos.