EQST

O Que Diz Emlia Ferreiro Sobre A Leitura E A Escrita?

O que diz Emília Ferreiro sobre a leitura e a escrita?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

O que a Psicogênese da Língua Escrita descreve?

A Psicogênese da língua escrita descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético.

Qual é o objetivo da Psicogênese da Língua Escrita?

A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.

Quais os principais equívocos da interpretação da Psicogênese da Língua Escrita?

Todavia, um dos grandes equívocos é considerar o construtivismo e a Psicogênese da Escrita como métodos, uma das consequências desse equívoco é não saber diferenciar alfabetização de letramento, é de suma importância para o professor saber a diferenciar esses processos, pois da sua compreensão dependerão os resultados ...

Por que o uso da cartilha foi totalmente descartado na Psicogênese da Língua Escrita?

Pergunta 3 Por que o uso da Cartilha foi totalmente descartado na Psicogênese da Língua Escrita? Incorreta (A) Porque eram métodos ... ... As fases iniciais da Psicogênese da língua escrita dão-se: pelo desenvolvimento da leitura pela evolução da escrita.

Como acontece o processo de aquisição da leitura e da escrita?

Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica. Na fase logográfica, a criança lê de maneira visual direta. Ela reconhece palavras familiares pertencentes ao seu vocabulário de visão.