EQST

O Que Diz A Lei No Brasil Sobre Logstica Reversa?

O que diz a lei no Brasil sobre logstica reversa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que diz a lei no Brasil sobre logística reversa?

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social da Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pela Lei 12.305/2010. Ela pode ser definida como a coleta e reciclagem de produtos e seus resíduos após o consumo do cliente final.

O que diz a Lei no Brasil o que é o acordo setorial?

Um acordo setorial é um contrato firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de certos produtos para implementação da logística reversa. O acordo setorial no setor de resíduos tem em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Quem é obrigado a fazer logística reversa?

A PNRS determina que para a implantação do sistema de logística reversa tanto os fabricantes, quanto os importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e prefeitura tenham a responsabilidade compartilhada no manejo dos resíduos e embalagens pós-consumo. ...

Onde é aplicada à logística reversa?

A quem se aplica? A logística reversa pode ser aplicada a todo tipo de resíduo, porém seu alvo principal são os produtos que, após consumidos, se descartados de maneira errada, podem causar riscos de intoxicação tanto da natureza, quanto da sociedade.

Por que implantar a logística reversa no Brasil?

Uma das grandes vantagens da logística reversa é que ela possibilita a reciclagem dos materiais, diminuindo os custos com a compra de nova matéria-prima. Além disso, diminui o acúmulo de resíduos e a degradação ambiental, dando vida nova a esses produtos pós consumo, que podem ser reinseridas no ciclo produtivo.