EQST

O Que Dependncia Qumica?

O que é dependência química?

A Organização Mundial de Saúde define a dependência química como o “estado psíquico e algumas vezes físico resultante da interação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por modificações de comportamento e outras reações que sempre incluem o impulso a utilizar a substância de modo contínuo ou periódico ...

Quais são os tipos de dependência química?

Os fatores de risco da dependência química podem ser divididos em três grandes grupos: biológicos, psicológicos e sociais.
  • Biológicos. Quando você consome uma substância, o sistema nervoso central é afetado diretamente. ...
  • Psicológicos. ...
  • Sociais.
29 de set. de 2020

Porque a dependência química é uma doença?

A dependência é uma doença grave pois modifica o modo que o dependente percebe o mundo, as pessoas e a sua relação com a droga. Além de perder o controle sobre o uso, deixando de ser apenas um usuário, o dependente químico também sofre com as consequências da droga no seu corpo.

Quais são alguns dos sintomas da dependência química?

Sintomas da pessoa com dependência química
  • forte desejo ou compulsão pela substância (fissura ou craving);
  • dificuldade em controlar o uso em termos de início, término e quantidade;
  • presença da síndrome de abstinência;
  • maior tolerância à determinada substância;
Mais itens...•3 de mai. de 2018

O que é dependência química artigo?

A dependência química é uma doença crônica, caracterizada por comportamentos impulsivos e recorrentes de utilização de uma determinada substância para obter a sensação de bem- estar e de prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, tensões, medos, entre outras.

O que leva uma pessoa a dependência química?

A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais.

Quais são os tipos tratamentos indicados para os dependentes químicos?

Tipos de tratamento para dependentes químicos
  • Desintoxicação. A desintoxicação é um passo importante para a completa reestruturação das funções metabólicas afetadas pela toxicidade. ...
  • Psicoterapia. ...
  • Medicamentos. ...
  • Internação.
29 de out. de 2020

Qual a dependência?

Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc.

Como uma pessoa se torna dependente de drogas?

Mas afinal o que é ser dependente de uma droga?
  1. A perda do controle do uso da droga, o dependente não consegue interromper ou uma vez que começa a usar não consegue controlar as quantidades de droga que usa.
  2. A substituição progressiva de atividades importantes como o lazer ou trabalho pelo uso da droga.
Mais itens...

O que leva uma pessoa a ser dependente químico?

Reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química consiste nas consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo. Elas podem ser tanto lícitas como o álcool e a nicotina quanto ilícitas como a maconha, cocaína e o crack, por exemplo.

Como funciona a mente de um dependente químico?

O dependente químico exige muito dos outros e de si mesmo. Com isso, tende a acumular sentimentos negativos e muita ansiedade. É muito comum observar a sua frustração e aflição dentre os sinais de Síndrome de Abstinência quando fica sem a droga, fazendo de tudo para recorrer a ela novamente.

O que significa dizer que uma droga causa dependência?

A dependência física é um estado de adaptação do corpo manifestado por transtornos físicos quando o uso da droga é interrompido. Um dos indicativos de haver dependência física é a ocorrência de síndrome de abstinência que surge quando o dependente fica sem consumir a droga.

Como se dá o processo de dependência?

A dependência química acontece porque determinadas substâncias acionam o sistema de recompensa do cérebro que vai, com o tempo, vai se interessando somente pela sensação de prazer provocada pela droga.

Quais os fatores de risco para dependência química?

Uma situação de intenso estresse ou alguma perda podem levar uma pessoa a buscar conforto no consumo de drogas. A perda de um familiar ou amigo querido, separação conjugal, o estresse no trabalho, o bullying ou mesmo a tomada de decisões difíceis podem levar um indivíduo ao consumo de entorpecentes para obter alívio.

Quais as medicações utilizadas em pacientes dependentes químicos?

Agonistas de reposição (modafinil e dissulfiram, por exemplo) são apresentados como uma possível opção de terapia medicamentosa. Junto a isso, benzodiazepínicos como midazolam e diazepam também estão presentes em algumas diretrizes nacionais. Uma novidade promissora para esse campo é a vacina, ainda em desenvolvimento.

O que significa dizer que determinada droga causa dependência?

Já há prejuízo decorrente do consumo da substância, mas ainda há algum controle do indivíduo quanto à quantidade consumida e à duração dos efeitos. A dependência de substâncias psicoativas é uma síndrome cujo elemento central é um desejo intenso de consumir a substância.

O que leva à dependência de drogas?

A dependência química acontece porque determinadas substâncias acionam o sistema de recompensa do cérebro que vai, com o tempo, vai se interessando somente pela sensação de prazer provocada pela droga.

Quem se informa não se droga?

O tema da campanha é “Quem se informa não usa drogas”. De acordo com a equipe técnica do CRAS, o objetivo da campanha é levantar uma discussão para que a sociedade possa se informar sobre esse assunto, para combater os problemas sociais causados pelo uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.