A resposta é fácil: cuidar do meio ambiente significa cuidar de nós mesmos, dos nossos familiares e amigos; dos nossos animais de estimação e dos demais seres vivos, de nossa casa, da escola, da água, do solo, do nosso ar, enfim...! Cuidar do meio ambiente é importante porque tudo o que existe nele está relacionado.
Lixo. Quando jogado fora de forma inadequada, o lixo pode contaminar o solo e o ambiente em volta. Além disso, a reciclagem ajuda a reduzir os impactos de aterros e lixões, que podem gerar grandes desequilíbrios nas formas de vida que habitam em seus entornos.
4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa
"O lixo impacta toda a região onde ele se acumula. Saber cuidar do lixo representa uma importante etapa na luta pela melhoria da qualidade de vida. ... Retirar os resíduos do meio ambiente e reintegrá-los ao ciclo produtivo garante uma redução significativa de custos com matéria-prima.
Como é possível cuidar do lixo que produzimos no dia-a-dia da sua casa. Poluir ou cuidar do meio ambiente é uma decisão pessoal, e nossas atitudes do dia a dia vão definir a qualidade de vida que teremos no futuro. ... Mas você pode contribuir separando seu lixo corretamente.
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, basta depositar os lixos em duas sacolas diferentes. É uma ótima ideia que não requer muito esforço.
O lixo domiciliar, doméstico ou residencial é todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos) ou inorgânicos (as embalagens, os vidros, os papéis).
Além do lixo nuclear, dependendo da natureza do resíduos existem diversos tipos de lixo, dos quais se destacam:
Como o próprio nome já diz, este material é resultado da atividade com elementos radioativos que emitem energia nuclear, como por exemplo, Urânio, Césio, Estrôncio, Iodo, Criptônio e Plutônio. Este lixo não pode ser reutilizado em razão dos isótopos radioativos, ou seja, não pode ser tratado como lixo comum.
Principais tipos de lixo produzidos nas cidades Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.
O lixo do laboratório é dividido em: não contaminado, contaminado e lixo químico. Todo o lixo contaminado gerado pelo laboratório deve ser esterilizado antes do descarte. A coleta deverá ser efetuada por uma empresa especializada em lixo hospitalar que possua contrato de serviço com o laboratório.