1.
Os contadores têm um papel fundamental nesta perspectiva. Cabe a eles incentivar as empresas a implementar gestões ambientais que possam gerar dados apresentáveis contabilmente, nos balanços sociais, além de criar sistemas e métodos de mensuração dos elementos e de mostrar ao empresário as vantagens dessas ações.
A contabilidade ambiental orienta a alocação racional de recursos, uma vez que os investimentos são baseados em indicadores precisos. ... Para promover o funcionamento ideal dos negócios, os contadores ambientais medem e comunicam o impacto econômico que uma empresa terá sobre o meio ambiente.
A identificação e mensuração dos custos sociais são consideradas um dos principais desafios, atualmente, para a Ciência Contábil, por isso devem ser objeto de estudos mais aprofundados. A contabilidade ambiental possui um grande potencial de aplicação dentro de um sistema contábil, seja ele público ou privado.
O curso de Aperfeiçoamento Contabilidade Socioambiental apresenta a contabilidade ambiental, vertente da contabilidade, visando à atuação profissional contábil de maneira mais ampla, com o aprimoramento dos procedimentos contábeis que atendem às exigências das normativas legais ambientais, às necessidades, às ...
A contabilidade social é o ramo das ciências contábeis responsável por estudar, registrar e mensurar agregados macroeconômicos.
Ativo x Passivo Ambiental Imobilizado – compra de itens que contribuem para a manutenção das atividades da empresa, escolhidos com objetivo de reduzir os danos ambientais. ... Diferido – Despesas relacionadas a pesquisas e reestruturação de processos, com resultados que amenizam os prejuízos ao meio ambiente.
Todos os custos envolvidos no processo de preservação do meio ambiente são considerados custos ambientais. Os custos podem ser internos, relativos a prevenção, redução, controle e documentação dos riscos ambientais; ou externos, atividades de tratamento dos resíduos, além de ações de saneamento e descontaminação.
Para a célula social manter seu desenvolvimento sem prejudicar o entorno ecológico ela necessita recursos voltados a aplicações em bens que serão utilizados para a conservação e recuperação da natureza. Esta aplicação em utensílios para fins de preservação e recuperação ambiental chamou de custos ambientais.
Perdas ambientais: são aquelas que não proporcionarão benefício para a empresa, ou seja, serão gastos utilizados para cobrir acidentes ou questões imprevistas relacionadas ao meio ambiente.
A Contabilidade Ambiental surgiu na década de 70, quando as empresas passaram a dar mais atenção aos problemas do meio ambiente, mas só a partir de 1998 adquiriu o status de novo ramo da ciência contábil, com a finalização do relatório do Grupo de Trabalho Intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em ...
O Balanço social, também denominado Relatório de Sustentabilidade ou Relatório da Responsabilidade Social, é um produto da Contabilidade Social publicado anualmente pela empresa que procura demonstrar aos interessados um conjunto de informações relacionadas aos projetos ambientais e ações sociais.
O passivo ambiental, assim como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio, constituindo assim as origens dos recursos da empresa.
[EcoDebate] Passivos ambientais são os danos causados ao meio ambiente representados pelas obrigações e responsabilidades sociais das empresas com os aspectos ambientais de suas atividades.
De outra maneira, o passivo ambiental é as obrigações assumidas por um negócio, que podem ser espontâneas ou não, que objetivam proteger, recuperar e preservar o meio ambiente.
Quanto à mensuração dos passivos, a ONU (2001:11) determina que “quando existir dificuldades para estimar o valor de um passivo ambiental, deve-se indicar a melhor estimativa possível. Nas notas explicativas devem ser divulgadas as informações sobre o método utilizado para elaborar esta estimativa”.
Uma empresa gera um passivo ambiental quando, por meio de suas atividades, agride de algum modo ou ação o meio ambiente. Se a organização não implanta nenhum projeto para reverter tais prejuízos, poderá sofrer multas ou ter que arcar com indenizações.
Elaboração do EIA Sua elaboração é uma responsabilidade do empreendedor, uma vez interessado em obter o Licenciamento, e que fornecerá ao órgão ambiental as informações necessárias para dar andamento no processo de Licenciamento.
Ativos Ambientais são os bens adquiridos pela companhia que têm como finalidade controle, preservação e recuperação do meio ambiente. ... Os ativos operacionais podem sofrer desgaste acelerado em função de sua exposição obrigatória ao meio ambiente poluído. Nesse caso, de acordo com RIBEIRO & GRATÃO (2000; p.
3) Quais as etapas de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA)? a) Diagnóstico ambiental, análise dos impactos ambientais, medidas mitigadoras e elaboração de programas. b) Identificação dos processos e estabelecimento de indicadores, mensuração qualitativa e quantitativa, viabilização ambiental e plano de ação ambiental.
Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
Com a vigência da Resolução CONAMA n. 237/97, atribui-se também responsabilidade para a elaboração do EIA/RIMA ao empreendedor, deixando a responsabilidade de ser somente do técnico particular, aplicando o regime da responsabilidade civil objetiva com ou sem culpa da Lei n.
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), por sua vez, advém do capítulo sobre a Política Urbana, artigo 182 da Constituição Federal, que deve ser executada pelo poder público municipal para ordenar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e bem-estar dos habitantes.
Geógrafos, biólogos, cartógrafos, agrimensores, engenheiros ambientais, tecnólogos em geoprocessamento, técnicos em meio ambiente, não só esses como tantos outros profissionais, egressos de áreas de formação diversas, se lançam no mercado como profissionais capacitados a realizar o tão esperado Licenciamento Ambiental.
O EIA-RIMA é um estudo multidisciplinar que determina quais serão os impactos causados no meio ambiente da área de influência de um projeto, como explicado. Para isso, profissionais de diversas áreas considerarão as consequências do empreendimento no meio físico, biológico e socioeconômico.