Confúcio então andou até ele e bateu nele com sua bengala e disse: - Senhor, como um jovem rapaz, não fizestes nada. Como um homem de meia idade, deixastes de sustentar sua família. E como um homem velho, não sabes quando é hora de morrer. Tu, senhor, és uma desgraça.
Confúcio defendia a manutenção de tradições, de ensinamentos passados de geração para geração. Mas mais do que uma abordagem ultraconservadora, ele apostava em uma atitude de revitalização da tradição: devemos olhar para o passado e aplicar os melhores ensinamentos ao presente.
Pensador e filósofo chinês do século V a.C., Confúcio criou o confucionismo com base nas tradições e crenças chinesas comuns – e também na ética da reciprocidade: “não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você”. Entre suas preocupações estão a moral, a política, a pedagogia e a religião.
O Confucionismo é uma corrente filosófica e ética baseada nos ensinamentos de Kung-Fu-Tzu, o Confúcio. Até o início de século XX, por mais de dois mil anos, foi a principal doutrina da China.
É o conhecimento das formas e regras gerais do pensamento correto e verdadeiro, … independentemente dos conteúdos pensados; regras para a verificação da verdade ou falsidade de um pensamento ou de um discurso.
Resposta. Viver de maneira correta, e fazendo tudo certo como por exemplo: Não matar, não roubar entre outros. Obg!
Acreditava na formação do caráter pela educação e na disciplina como tempero da alma. Alto e vestido com correção, pregava simplicidade: “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos”. Felicidade como autocontrole – Não é fácil ser tão simples e coerente como recomendava Confúcio.
O antigo sábio Confúcio, que defendia as cinco virtudes cardeais – benevolência, retidão, decoro, sabedoria e fé, ensinou que as raízes da benevolência se encontram na piedade filial e no amor fraternal. ... A fé nas leis do Céu foi demonstrada através da observância da nobreza de ritos ou decoro.
Ele acreditava que os alunos deviam se esforçar para melhorar de vida, além de ganhar conhecimento. Confúcio é considerado o primeiro professor da China que quis tornar a educação acessível para todos os homens.
Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.
Chun-tzu - Segundo Confúcio, o homem para ser perfeito deve ter humildade,magnanimidade, sinceridade, diligência e amabilidade. Somente assim, ele poderátransformar a sociedade em um estado de paz.
O Taoismo é uma filosofia de vida e uma religião chinesa milenar, na qual o ser humano deve viver em harmonia com a natureza, pois faz parte dela. ... O Taoismo afirma também o desprendimento do mundo material e a anulação dos desejos, pois, ao realizarmos um desejo, outro surgirá em seu lugar.