O que colelitase aguda? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É a inflamação aguda da vesícula biliar que se desenvolve em horas, geralmente como resultado da obstrução do ducto cístico por um cálculo. Sintomas incluem dor em hipocôndrio direito do abdome, algumas vezes acompanhada de febre, calafrios, náuseas e vômitos.
O que provoca cálculos na vesícula?
A pedra na vesícula, cientificamente chamada de cálculo biliar ou colelitíase, é o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar causado por níveis altos de colesterol no sangue, má alimentação, obesidade ou diabetes, por exemplo.
O que é uma colecistite aguda?
A inflamação aguda da vesícula biliar pode acontecer por meio de 2 mecanismos: Colecistite litiásica ou calculosa: é a principal causa de colecistite e é mais frequente em mulheres de meia idade. Acontece quando uma pedra, também chamada de cálculo, causa a obstrução do ducto que faz o esvaziamento da bile.
Como tratar a colecistite aguda?
Estas colecistites mais graves ocorrem em pacientes diabéticos e idosos. O tratamento cirúrgico de escolha é a colecistectomia videolaparoscópica em até 72 horas dos inícios dos sintomas. O diagnóstico deve ser através de ultrassonografia abdominal e exames laboratoriais de sangue.
Quais os sintomas de crise de vesícula?
Sintomas de vesícula inflamada
Dor aguda no lado direito do abdome.
Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
Sensação de náuseas.
Vômitos frequentes.
Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)