Confira a seguir quais são os alimentos que fazem bem para a audição e quais deles podem prejudicá-la:
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
Talvez seja levar uma vida sedentária, comer muita fritura, fumar, beber em excesso e mais algumas outras coisas. Todas essas práticas afetam o organismo de forma geral, porém existem hábitos que causam, de forma específica, problemas de audição. É sobre eles que vamos falar no artigo de hoje.
As alterações emocionais como estresse, irritabilidade, ansiedade ou nervosismo podem aumentar a percepção do zumbido; entretanto, habitualmente, cessado este período ele volta ao que era antes. Além disto, o zumbido pode estar relacionado a problemas psicológicos ou psicossomáticos.
Para muitos, dar uma palmada ou puxar a orelha dos filhos quando se comportam mal, entre outras formas de castigo corporal, é uma maneira eficaz de educá-los, contribuindo para o controle e a disciplina.
Além disso, alguns sintomas podem acompanhar a dor de ouvido, tais como:
Significado de puxão de orelha Ato de puxar o lóbulo da orelha de quem está sendo castigado, advertido: calou as crianças com um puxão de orelha em cada uma.
Como cuidar da saúde auditiva
Confira 9 dicas para manter uma audição saudável
Confira abaixo quinze dicas da fonoaudióloga, para preservar a saúde auditiva:
A regra básica para a higiene do ouvido é usar o cotonete para a limpeza apenas da parte externa da orelha. Quando usado na parte interna, além do risco de lesões, estará empurrando a cera para o interior. Outra maneira de fazer a limpeza é com uma toalha, preferencialmente após o banho.
6 cuidados a ter com os seus olhos
Como deve ser a higiene do nariz? Como no caso das orelhas não deve-se usar objetos ou a unha para tal, o correto é assoar o nariz, se houver dificuldade para retirar a secreção, pingue 01 conta-gotas cheio de soro fisiológico em cada narina uma de cada vez e assoar novamente o nariz.
Assim, as melhores estratégias para manter o ouvido sempre limpo são:
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Para aquelas pessoas que tem uma alteração do canal auditivo, ou produção excessiva de cera, é recomendada a visita a um otorrinolaringologista para limpeza com certa regularidade, por exemplo a cada seis meses.
2 - Apesar de ser autolimpante, não é prejudicial limpar o ouvido. Informação adicional: Pode ser sim prejudicial inserir hastes com algodão ou qualquer outro objeto no ouvido. Esse hábito pode danificar o canal auditivo ou o tímpano, ou ainda empurrar a cera até o canal, dificultando a remoção.
O mais interessante é que para manter seu ouvido saudável, realmente não se deve limpar a cera do ouvido. A cera de ouvido, conhecida como cerúmen, é um protetor natural do canal auditivo.
Quando fazer lavagem de ouvido A lavagem de ouvido deve ser feita apenas depois que a pessoa for avaliada pelo otorrinolaringologista e ele constatar a necessidade de realizar esse procedimento, seja por encontrar um excesso de cera ou a presença de outros resíduos nesse órgão.
Soro fisiológico Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo. Mas tome muito cuidado para não queimar o ouvido! É perigoso.
A limpeza deve ser feita somente por um especialista O otorrinolaringologista tem formação e materiais específicos para fazer a limpeza, que normalmente acontece com curetagem do cerume por meio de lavagem com seringa especial e soro fisiológico morno ou aspiração.