O osteoclasto é uma célula que compõe a matriz óssea, bastante grande em comparação à outras células, multinucleada, e que está envolvida na reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.
Os Osteoclastos são células originárias do tecido hematopoiético, sendo derivadas de colônias de células formadoras de macrófagos. Sua função básica é a de reabsorção da matriz óssea óssea, além da regeneração e da remodelação do tecido ósseo.
O tecido sanguíneo é formado pelo plasma, substância formada principalmente por água e proteínas, e três tipos de elementos figurados.
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguineas (elementos figurados do sangue). Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias ou glóbulos vermelhos, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.
As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.
O tecido sanguíneo é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta diversos componentes. O sangue tem como sua principal função é o transporte de gases, nutrientes, hormônios e outras substâncias. Ele é transportado por vasos sanguíneos, e a troca das substâncias com os tecidos ocorre nos capilares.
Tecido hematopoiético é um tecido conjuntivo com células indiferenciadas que formarão as células do sangue e do sistema linfático, localizado no interior de ossos longos. O tecido sanguíneo é composto por células do sangue já formadas e funcionais, além dos componentes do plasma, que percorrem veias e artérias.