Compulsão é uma atividade repetitiva, excessiva e um exercício mental sem sentido que uma pessoa realiza na tentativa de evitar aflição ou preocupação. Trata-se de um comportamento destinado a reduzir o desconforto psíquico devido a fatores como, por exemplo, a depressão ou ansiedade.
Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados. As únicas bebidas que podem ser ingeridas são água, café e chá sem açúcar.
Exemplificando: protocolo 16/8 significa realizar um jejum de 16 horas – podendo só beber água e chás – e então se alimentar dentro de uma janela de 8 horas. Geralmente, é comum fazer o jejum intermitente de uma a duas vezes na semana para não haver perda de massa magra.
1h ou 1h30 após quebrar o jejum intermitente você já pode comer uma refeição normal, de preferência incluindo alimentos ricos em:
— O ideal é ao menos três refeições por dia, e, se sentir fome nos intervalos, um lanche leve. E distribuir a maior parte da ingestão calórica entre café da manhã e almoço.
Assim como o jejum ou as refeições menos frequentes também não deixam o metabolismo mais lento. Mas existem controvérsias sobre este assunto. Uma das vantagens de se comer a cada três horas é que, de uma certa forma, você acostuma o seu organismo a sentir fome sempre no mesmo horário.
“O recomendado é realizar de cinco a seis refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
A primeira das metas é importantíssima: faça de cinco a seis refeições por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, para quem vai dormir tarde, o lanche da noite. “O importante é não ficar mais de três horas sem comer.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina que o intervalo mínimo para o almoço seja de uma hora para quem tem jornada diária de seis horas ou mais de trabalho. Para jornadas de quatro a seis horas, o intervalo é de 15 minutos.
Quando a dieta é rica em fibras, grãos, verduras e frutas, a digestão completa leva em média duas horas. Mas quando há consumo intenso de gorduras e pouco líquido o processo pode ser mais lento e causar diversos problemas intestinais.
Enquanto o ovo cru ou ovo cozido mole é digerido em uma hora, o ovo cru batido com acúçar e o poché são digeridos em uma hora e meia, assim como o ovo frito no óleo. O ovo frito na manteiga demora duas para ser digerido. Um omelete leva de duas a três horas para ser digerido, já o ovo cozido firme demora três horas.