A revolução francesa foi de um grande maco da modernização na humanidade, com ela o homem se libertou da tirania divina dos reis, imperadores e afins. Trouxe grandes benefícios para o homem, com isso o homem adquiriu um enorme peso, o peso de decidir e manter a sua vida em todos os aspectos sobre o seu controle.
Situação Francesa depois da revolução: A França era um país absolutista nesta época. ... Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente.
Essa revolução também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado pela representatividade popular, hoje chamado de democracia representativa. A Revolução Francesa só foi possível graças à popularização dos ideais do Iluminismo.
Resposta. Foi o golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira francesa que marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário iniciado em 1789; Em compensação os estabelecimentos comerciais cresciam, porque a ideia burguesa havia eliminado os empecilhos feudais.
O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
Napoleão Bonaparte, aclamado pelo povo como herói nacional, no dia 9 de novembro de 1799, promoveu num golpe de Estado o “Golpe do 18 de Brumário”. Nesta data, ele derrubou o Diretório, dissolveu a Assembleia e assumiu o governo. Implantou o regime de Consulado e foi nomeado Primeiro Cônsul.
Resposta: Foi D. João VI de Portugal, ele derrotou Napoleão (herdeiro da revolução francesa) nas três tentativas de invasão, essas vitorias foi bem sucedida com a ajuda da Inglaterra.
- O governo do Diretório anulou várias medidas tomadas pelos jacobinos, principalmente aquelas que favoreceram a democracia e a participação do povo francês no sistema político. - Houve o cancelamento do funcionamento dos Comitês de Salvação e Segurança. - Repressão aos movimentos populares de oposição ao Diretório.
Principais características do Diretório: - Governo republicano e conservador exercido pelos girondinos, representantes da burguesia francesa. O Diretório (representante do poder executivo) era composto por cinco membros eleitos por cinco anos. ... - Em 1795, surgiu uma nova liderança na França, Napoleão Bonaparte.
A Constituição do ano III é votada em 26 de outubro de 1795 pelos termidorianos. Ela põe fim à Convenção e instaura o Diretório. ... Entre as primeiras medidas tomadas, o novo governo criou uma nova constituição, que colocava cinco integrantes à frente do Poder Executivo.
O governo do Diretório, autoritário é fundamentado numa aliança com o exército (restabelecido, após vitórias realizadas em campanhas externas), foi o responsável por elaborar a nova Constituição, a Constituição do ano III (1795), que protegeria os interesses da próspera burguesia comercial de duas grandes ameaças: a ...