EQST

O Que A Prega Sublingual?

O que é a prega sublingual?

Na porção anterior e interna da mandíbula, as duas glândulas entram em contato uma com a outra, por suas ex- tremidades anteriores. Repousa sobre o músculo milo-hióideo e sua presença provoca uma saliência na mucosa do soalho da boca, a prega sublingual.

Qual a função da Caruncula sublingual?

Secretam saliva do tipo mista (mucoserosa) através dos ductos de Bartholin. Muitas vezes esses dois ductos podem vir unidos, formando a conhecida carúncula sublingual. ... Essas glândulas são responsáveis por apenas 5% da saliva secretada pelo homem.

Onde se localiza a sublingual?

A glândula salivar sublingual é apenas uma dentre os três grupos de glândulas salivares que existem no nosso organismo. Elas estão localizadas em uma região chamada de assoalho da boca, ou seja, embaixo da língua, sendo que cada uma está localizada em um lado do assoalho.

Qual região da mandíbula aloja a glândula sublingual?

A glândula salivar sublingual (GSSL) é uma glândula par, sendo a menor das glândulas salivares maiores, com aproximadamente 2 a 4cm. Está localizada no soalho lingual, acima do músculo milioideo1,2, estendendo-se da linha média até a região de segundo molar, bilateralmente3.

Qual o ducto da glândula sublingual?

O ducto de Wharton, que drena a saliva produzida pelas glândulas submandibulares, se abre na papila sublingual, sob a língua.

Qual é a importância clínica da região sublingual?

Contém ainda a glândula sublingual, a porção profunda da glândula submandibular e seu ducto, a artéria e veia lingual, além dos nervos lingual, glossofaríngeo e hipoglosso. Suas relações são de grande importância, uma vez que lesões originadas na orofaringe e na cavidade oral podem envolver esta área.

Qual a função da glândula sublingual?

- Glândulas sublinguais: localizadas logo embaixo da língua, também encontrada aos pares (assim como parótidas e submandibulares, compondo com estas o grupo de glândulas salivares maiores). Produz saliva em menor quantidade que as demais, mas apresenta importante função no início do processo digestivo.

O que fazer quando a glândula salivar entope?

Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.

Como podemos classificar a glândula salivar sublingual?

As glândulas sublinguais são glândulas salivares que têm forma de uma pequena amêndoa, situada entre o assoalho da boca e o músculo milo-hióideo. É uma glândula mista, com predominância das células mucosas sobre as seromucosas, encontradas formando semi-luas.

Qual o ducto da Glandula sublingual?

O ducto de Wharton, que drena a saliva produzida pelas glândulas submandibulares, se abre na papila sublingual, sob a língua.

Onde se abre o ducto da Glandula sublingual?

Muitos pequenos ductos sublinguais abrem-se no assoalho da boca ao longo das pregas sublinguais. Inervação: ❒ Gânglio submandibular; Os nervos das glândulas sublinguais acompanham os nervos da glândula submandibular.

Qual estrutura anatômica é responsável por dividir os espaços Submandibulares e sublingual?

O músculo milo-hióideo origina-se da superfície medial da mandíbula, inserindo-se no osso hióide ou rafe anterior da linha média. É a estrutura de sustentação mais importante do soalho da boca, fazendo a separação deste em dois espaços: o espaço sublingual (ESL) e o espaço submandibular (ESM).

Como tratar glândula salivar inflamada?

Opções de tratamento caseiro
  1. Beber suco de limão ou chupar uma bala sem açúcar: ajudam na produção de saliva, ajudando no descongestionamento das glândulas salivares, diminuindo a inflamação;
  2. Aplicar uma compressa morna por baixo do queixo: ajuda a diminuir a congestão das glândulas afetadas.
Mais itens...•13 de dez. de 2018

Qual a função das glândulas Submandibulares e glândulas sublinguais?

As glândulas submandibulares e as outras glândulas salivares são fundamentais para a digestão e a manutenção da saúde bucal. A saliva contém enzimas que começam a decompor os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago. Ela ainda umedece os alimentos para que deslizem facilmente pelo esôfago.

Onde se abre o ducto da glândula sublingual?

Muitos pequenos ductos sublinguais abrem-se no assoalho da boca ao longo das pregas sublinguais. Inervação: ❒ Gânglio submandibular; Os nervos das glândulas sublinguais acompanham os nervos da glândula submandibular.

Quais os tipos de glândulas salivares?

Os dois principais tipos de glândulas salivares são as glândulas salivares maiores e as glândulas salivares menores. Existem 3 pares de glândulas salivares maiores: Glândulas Parótidas. São encontradas em ambos os lados da face, abaixo e diante das orelhas.

Qual é a maior glândula salivar?

As parótidas, que ficam à frente das orelhas, são as maiores e apresentam grande parte dos casos de tumores das glândulas salivares, a maioria de tumores benignos. As glândulas submandibulares, que ficam abaixo da mandíbula, produzem saliva debaixo da língua.

Onde se abre o ducto da glândula submandibular?

O ducto submandibular origina-se da parte da glândula situada entre os músculos milo-hióideo e hioglosso e abre-se em uma pequena papila sublingual ao lado da base do frênulo da língua. Os óstios dos ductos submandibulares são visíveis, e pode-se ver o gotejamento da saliva.