Internacionalmente designada por seasonal affective disorder (SAD), é um tipo de depressão que está relacionada com as mudanças de estação. Por isso, acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno.
Raciocínio lento ou agitação. A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressão
A Doença Bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania». Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável.
O Transtorno Bipolar compromete, inicialmente, conexões nervosas e, ao longo da doença, há perda de células e atrofia de regiões específicas do cérebro. A perda de conexões, em neuroquímica, é associada com degeneração.
Situações de risco em pacientes com transtorno bipolar Situações de risco podem ser comuns nos pacientes bipolares, tanto nos períodos de depressão quanto nos períodos de mania. Isso inclui desde acidentes leves, por imprudência, ou mesmo situações mais graves como a autoflagelação e o suicídio.
O bipolar e o trabalho Ocorre que, em algumas épocas da vida, o bipolar é muito cheio de energia, podendo trabalhar 36 horas seguidas, realizando as tarefas de uma semana inteira em apenas um dia e meio. A diretoria fica feliz com os resultados e passa mais trabalho para ele, depositando muitas esperanças nele.
As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa.
Não, tanto a bebida alcoolica, quanto energéticos devem ser evitados nessa situação. O álcool pode interagir com o depakene, pode predispor à intoxicação por lítio, pode potencializar o efeito do rohypinol.