O que é análise de ambiente? A análise de ambiente é o processo de identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas tanto do meio externo como interno, que podem interferir na atuação da empresa, no cumprimento da sua missão e na capacidade em atingir as metas propostas.
externo: representa o contexto no qual a organização existe e opera. É composto pelos elementos fora dos limites da empresa; interno: consiste nos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e suas instalações.
A análise ambiental se faz importante para que os fatores externos da empresa sejam mapeados, evitando assim, surpresas e riscos. ... A análise ambiental é fundamental para que a empresa verifique suas questões internas, e assim, tenha maiores chances de obter sucesso.
O ambiente geral, que também é conhecido como externo, é composto pelos seguinte elementos: ... Sociocultural - este ambiente é representado pelo conjunto de hábitos e costumes de consumo presentes em um determinado local. Político/legal - é representado pelas decisões governamentais, como a aprovação de um novo imposto.
Segundo Hitt, Ireland, Hoskisson (2008), o ambiente geral é constituído dos elementos de alcance mais amplo na sociedade que influenciam o setor e as empresas correlatas. São agrupados em seis segmentos ambientais: demográfico, econômico, político-legal, sociocultural, tecnológico e global.
O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas.
Dill (1958) conceituou o ambiente operacional de uma organização como o conjunto de componentes externos de natureza concreta com os quais a empresa interage diretamente a partir de transações de entrada e saída, como: clientes, fornecedores, competidores e agências reguladoras.
O ambiente operacional, definido como o ambiente mais imediato e relevante para a empresa, tem sido tema de ampla pesquisa na teoria de administração, em especial na área de estratégia, devido à sua importância determinante na escolha estratégica e no desempenho das empresas.
O componente mão de obra do ambiente operacional é composto de fatores que influenciam a disponibilidade de mão de obra para realizar as tarefas organizacionais necessárias. O componente fornecedor do ambiente operacional inclui todas as variáveis relacionadas aos que fornecem recursos para a organização.
O Macroambiente diz respeito à tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O Macroambiente representa oportunidades e ameaça para o negócio.
O ambiente de marketing envolve e tem impacto sobre a organização. Existem três perspectivas fundamentais a respeito do ambiente e marketing, elas são: o 'macro-ambiente', o 'micro-ambiente' e o 'ambiente interno'. Essencialmente usamos abordagens de marketing para auxiliar a comunicação e gestão da mudança.
O Macroambiente de Marketing de uma empresa consiste no conjunto dos agentes e das forças exteriores ao Marketing que afetam a habilidade da administração de Marketing de desenvolver e manter relações bem sucedidas com os consumidores-alvo. O ambiente de Marketing oferece oportunidades e ameaças.
O ambiente de marketing de uma empresa é constituído pelos participantes e pelas forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de marketing em manter bons relacionamentos com seus clientes. ... Dentro do macroambiente podemos achar os ambientes naturais, econômicos e culturais.