De maneira simplificada, a ampla abrange as vagas não reservadas aos candidatos de cotas. Ou seja, são as comuns, e nelas devem se inscrever todos aqueles que não têm baixa renda, não são de determinada etnia ou não estudaram em escola pública.
A primeira notícia que se teve de um sistema político de cotas aconteceu na Índia, nos anos 1950. A partir daí, inúmeros países (como o Canadá e os Estados Unidos) criaram iniciativas semelhantes.
Como vimos, o assunto de cotas e ampla concorrência é bastante complexo e tem uma importância história. Por isso, não há nada de mimimi nesta conversa — é um tema atual, importante, que deve ser discutido e que pode até mesmo dar as caras em sua redação do Enem!
A palavra-chave quando falamos sobre a política de cotas é reparação. O objetivo é trazer mais oportunidades aos grupos que, por tanto tempo, foram discriminados em nossa sociedade e tiveram menor acesso a um ensino de qualidade e melhores oportunidades em suas vidas.
Quem optar por se inscrever no Sisu através do sistema de cotas participará de uma modalidade de concorrência específica e disputará a vaga somente com outros candidatos que têm a mesma condição.
Independente do tipo de vaga das cotas, é sempre obrigatório ter completado o Ensino Médio em escolas públicas. Algumas instituições podem aceitar os que concluíram em escolar particulares com bolsa de 100%, mas é preciso conferir se existe essa opção, pois não é obrigatória.
Por isso, é sempre fundamental que você entre em contato com a faculdade particular de seu interesse e verifique como as cotas fazem parte do dia a dia daquela instituição. Assim, você ficará muito mais tranquilo e ciente de seus direitos como cidadão e candidato!
Para se preparar para essa modalidade, é fundamental atender aos critérios de renda estabelecidos e estar ciente dos documentos necessários para comprovar a situação econômica da família.
Os filhos dele, por sua vez, passarão por necessidades e terão problemas parecidos. A ideia, então, é romper esse ciclo, dando a essas pessoas e às suas gerações futuras oportunidades. Assim, elas conseguem competir, com mais igualdade, em vários outros meios, como no mercado de trabalho.
O que acontece é que as faculdades que aderem ao Enem transferem suas vagas para o Sisu, com o respectivo sistema de cotas. O sistema, por sua vez, seleciona os candidatos com base nas notas do Exame Nacional.
Agora que você já está manjando muito do assunto, aproveite e se inscreva para o vestibular online! Seu futuro não pode esperar, e a oportunidade está bem aqui, na sua frente. Estamos torcendo por você!
Esse é, inclusive, um assunto muito sério. Cada vez mais faculdades estão montando bancas avaliadoras que observarão se as suas informações são verídicas. Caso se note a fraude nas cotas, o aluno será impedido de se matricular na faculdade e pode até responder judicialmente pela mentira.
Um bom exemplo é a classe denominada pretas, pardas e indígenas, segundo a classificação do IBGE. Ela existe pelo fato de o período escravista ter resultado em arbitrariedades, que repercutem até hoje.
Ou seja, se você tentar uma vaga destinada a candidatos autodeclarados pardos, por exemplo, concorrerá com outros candidatos autodeclarados pardos para a mesma vaga, no mesmo curso, turno e universidade.
Além disso, cada universidade participante do Sisu também pode oferecer vagas para suas próprias ações afirmativas, como “pessoas com deficiência” ou “quilombolas”.
Além de precisar da nota da última edição do Enem, o candidato não pode ser treineiro e nem ter zerado a redação. Fora isso, as notas para ingresso costumam ser mais elevadas e exigir mais preparo do estudante do que programas como Fies e Prouni.
Não é regra geral, mas a tendência é que um pai que tenha sofrido preconceitos e não tenha tido oportunidades de um bom trabalho encontre mais obstáculos para sustentar sua família.
As cotas são parte de uma política pública que reserva um número de vagas para pessoas de um determinado grupo social. Elas podem existir em instituições de ensino ou trabalho, estando presentes no Sistema de Seção Unificada.