EQST

O Que A Abordagem Triangular?

O que a abordagem triangular? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é a abordagem triangular?

Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte.

São frases de Ana Mae Barbosa sobre o ensino da arte?

Pioneira da arte-educação, Ana Mae Barbosa reforça: “Todo artista tem o que ensinar” “O artista acha que, por si só, não ensina. Ele acha que não consegue estabelecer essa relação. Mas, necessariamente, por ser artista, ele tem o que ensinar.

O que é arte para Ana Mae Barbosa?

Ana Mae - Existe a arte como expressão e a arte como cultura. A arte como expressão, como já disse, é a capacidade de os indivíduos interpretarem suas ideias através das diferentes linguagens e formas. A arte como cultura trabalha o conhecimento da história, dos artistas que contribuem para a transformação da arte.

O que a educação pode aprender com a arte?

A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.

O que trabalhar em Artes na Educação Infantil?

O papel da arte na educação infantil

  • Expressão de emoções e sensações. ...
  • Meio de comunicação. ...
  • Transformação do espaço escolar em experimentação. ...
  • Desenvolvimento da linguagem corporal. ...
  • Sensibilidade criativa. ...
  • Leitura do mundo e de si próprio. ...
  • Elevação da autoestima. ...
  • Desenvolvimento cognitivo e motor.

O que trabalhar em linguagem artística na educação infantil?

Por meio da dança, da música e do teatro, é possível ampliar o autoconhecimento. Afinal, essas atividades são capazes de fazer com que crianças explorem o próprio corpo, descobrindo suas habilidades e limitações, melhorando a expressão e aprendendo a controlar a linguagem corporal.