Caro amigo(a), não é normal os braquetes se soltarem. Verifique se na colocação deles existe alguma interferência dos dentes superiores. Se não existir o melhor é tomar cuidado quando for comer alguma coisa, de preferência aos alimentos já cortados em pequenos pedaços.
Braquetes são peças integrantes dos aparelhos ortodônticos fixos e atuam para movimentar e reposicionar os dentes. A constante evolução da Odontologia fez surgir diferentes tipos de braquetes, seja para proporcionar melhor resultado estético ou diminuir o tempo de tratamento.
Quando algum elemento do seu aparelho fixo quebra (seja o bráquete, seja o fio metálico, seja o anel), você deve procurar o dentista o mais rápido possível. Caso os bráquetes ou fios sejam danificados, o seu tratamento é interrompido e será alta a chance de se cortar com o metal deslocado na boca.
Quando um bráquete se solta, fica difícil colocar um arco mais calibroso, muitas vezes tendo que voltar para um mais fininho. Isso atrasa o tratamento. Afinal de contas, o paciente está pagando para que seja resolvido seu tratamento ortodôntico e não para ficar consertando aparelho fixo destruído.
O descolamento desses acessórios é um problema comum entre quem utiliza o aparelho ortodôntico. Ficar um ou dois dias com o bráquete solto não é tão grave! Apenas certifique-se de solucionar este problema com o auxílio do seu dentista assim que puder.
Existem ceras ortodônticas, que são colocados em cima das peças para cobrir as partes cortantes dos braquetes, mas se você não tem a cera, pode pegar uma pelota de algodão ou gaze , e colocar no lugar onde está machucando, até poder ir ao dentista.
“Temos os braquetes, que são aquelas pecinhas de metal coladas nos dentes, tubos, bandas ou anéis, os fios, ganchos e diversos outros componentes”, explica Juliane. Essas peças destacadas são as mais comuns, pois nem todas são presentes em todos os tratamentos ortodônticos, variando de acordo com cada necessidade.
Para retirar o aparelho fixo, o dentista usará um alicate especial para remover os bráquetes individualmente. Em seguida, o profissional da odontologia realizará um procedimento especial para retirar a resina que colava as peças e fará um polimento para renovar o brilho original dos dentes.
O ideal é que a resina seja removida com broca. Geralmente removemos a parte grosseira com uma broca comum e quando vai chegando perto da estrutura do dente utilizamos uma broca especifica para remoção de resina.
O preço varia de acordo com o tipo de facetas escolhido, podendo variar entre 200 a 700 reais para as de resina ou cerca de 2 mil reais para as de porcelana.
É possível, sim, alinhar e corrigir dentes tortos com faceta de resina – mas é preciso estar atento aos prós e contras, indicações e contraindicações desta técnica para entender melhor as limitações do tratamento.
Uma vez finalizado o procedimento, você pode retornar à sua vida normal imediatamente. Se você for anestesiado para o procedimento, porém, deverá tomar cuidado para se alimentar nas duas ou três horas seguintes, porque você pode morder sua língua e bochechas sem perceber e acabar se machucando.
A duração do tratamento depende da técnica a utilizar e do tamanho e localização dos diastemas existentes. Normalmente, o tempo de tratamento varia de 12 a 36 meses, implicando em cada mês uma consulta para controlo e ativação do aparelho.
Porém em torno de 2 ou 3 meses . Depende da resposta fisiológica que cada paciente apresenta. É necessário verificar a postura de língua e força muscular dos lábios sobre os dentes relacionados com o diastema e o tamanho do espaço a ser fechado. Portanto, o tempo depende de fatores inerente de cada pessoa.
Depois que o dente é tirado, ele deixa um espaço aberto. Mas não precisa se preocupar! Em algum tempo essa área será corrigida, mas isso vai depender de cada caso e também de qual dente será extraído. Para os molares, localizados no final da cavidade bucal, o tempo médio é de 7 a 8 meses.
Qual é o tratamento para dentes separados?
Elencamos uma lista com tratamentos que possibilitam a correção de dentes separados:
A coroa é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência, o formato ou alinhamento dos dentes no arco.
A prótese dentária fixa em porcelana, na técnica em pôntico dentário, pode substituir o implante dentário em diversos casos. Conheça as indicações, prós e contras deste tipo de prótese dentária fixa em porcelana pura, zircônia ou metalocerâmica.
Sim é possível. Dente falso acho que você se refere à proteses. Podemos sim colocar dentes, se tiver raiz ( próteses fixas ) se não tiver raiz ( implantes ) e até mesmo próteses removíveis. Consulte seu dentista!