Além do líquido amniótico e da vesícula vitelínica, a partir da 7ª semana deve ser possível ver o embrião e ouvir seus batimentos cardíacos. Quando não é possível visualizar o embrião nessa fase, significa que ele não se desenvolveu e a gravidez é inviável.
Com 7 semanas de gravidez você fica próximo do segundo mês de gestação e isso provavelmente indica que o processo está caminhando mais rápido do que você imaginava (vai por mim: a gravidez passa muito rápido!).
Entre a sétima e oitava semana de gestação, o bebê já começa a se mover, mas você ainda não pode sentir. Na nona semana, o pequeno já tem soluços, pode sugar e engolir. A partir daí, ele também já move os braços e as pernas independentemente do resto do corpo.
Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
A partir do sétimo mês. No final da gravidez, o risco é outro tipo de hemorragia: o descolamento prematuro da placenta. “É mais comum após o sétimo mês e em gestantes com pressão alta. Tem como sintomas, além do tom de sangue vermelho-vivo ou escuro, cólicas fortes e contrações persistentes”, afirma Pupo.
O fluxo do sangramento também é um sinal de alerta para procurar imediatamente um serviço de emergência. Sangramento intenso pode indicar um problema mais sério. Por sua vez, mesmo pequenos sangramentos devem ser comunicados ao obstetra, especialmente se ocorrerem por vários dias.
Nem toda cólica ou pequeno sangramento é sinal de aborto. Muitas mulheres sangram no início da gravidez e prosseguem para dar à luz a bebês saudáveis. Entretanto, esses são sinais e sintomas que devem ser comunicados a seu médico com presteza.
O sangramento após relação sexual deve ser olhado com atenção. Após a primeira relação sexual pode acontecer pelo atrito com a mucosa do hímen. Mas quando o sangue aparece de forma frequente após transar, deve ser investigado com ajuda do ginecologista.
Gravidez O sangramento de escape é também um sintoma comum do início de gravidez. Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem sangramentos de escape, geralmente entre a 5ª e 8ª semanas de gestação (ou cerca de 1 a 4 semanas após a data prevista para o período menstrual seguinte) (6).
Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom. Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.
Ovulação: Algumas mulheres notam um leve sangramento por um dia ou dois após a ovulação. Isso acontece regularmente para algumas pessoas. A ovulação é o momento do ciclo em que você está mais fértil. Se você estiver evitando a gravidez, não confunda o sangramento da ovulação com o sangramento menstrual!