O cacto é uma planta de regiões desérticas. Cresce em lugares secos, onde outras plantas têm dificuldade para sobreviver. Sua capacidade de armazenar água é o que o mantém vivo. Os cactos têm espinhos pontudos que os impedem de ser comidos por certos animais do deserto.
Para realizarem a fotossintese os cactos precisariam respirar... mas como podem respirar se não têm folhas? Eles fazem-no através do caule. Os cactos precisaram sofrer uma série de modificações, de adaptações, para poderem sobreviver ao clima árido e seco do deserto.
Pode-se afirmar que os cactos conseguem sobreviver em ambientes desérticos por conta de seus espinhos. Enquanto muitas plantas são incapazes de sobreviver em condições extremas como o deserto, os cactos possuem espinhos, que evitam a desidratação.
Os cactos são encontrados principalmente em ambientes secos, como na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro. Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água. ... Além disso, o caule funciona ainda como uma reserva, uma vez que é rico em água.
Plantas suculentas, como os cactos, aloes e agaves, vencem o calor e a secura, armazenando muita água em suas raízes, caules ou folhas. ... Para começar, quando chove, essas plantas absorvem muita água, rapidamente. No deserto, a água evapora rapidamente, nunca se aprofundando muito no solo.
Resposta. eles possuem adaptações para isso, uma delas é a retanção de urina, uma vez que esses animais praticamante não a elininam, e assim retiram dos alimantos que ingerem e não a perdem com facilidade, pois seus rins nção deixam q seja relamante eliminada grande quantia de água.
Principais plantas do deserto
Nos animais, a tensão superficial que as moléculas de água formam sobre os alvéolos pulmonares e nas brânquias dos peixes permite que ocorram trocas gasosas e a consequente sobrevivência dos tecidos. Existem substâncias que, ao contrário das polares, não possuem cargas elétricas como a água.
Os seres vivos possuem papel determinante no ciclo da água. Além disso, as raízes das plantas absorvem água, e os animais obtêm essa substância bebendo-a ou retirando-a dos alimentos. Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração.
Estão presentes em sistemas que possuem a capacidade da reprodução, mutação e hereditariedade, consideradas estas as três características fundamentais para os seres vivos, de acordo com a biologia moderna. São elementos organógenos o carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio.
As três condições químicas e físicas essenciais para a formação e a existência da vida como a conhecemos são a presença de substâncias orgânicos à base de carbono (como os aminoácidos, por exemplo), a presença de uma fonte de calor (que pode ser proveniente da luz solar ou do magma incandescente do centro do planeta) e ...
A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância:
Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.
Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.