EQST

Como Tratar Feridas Por Abraso?

Como tratar feridas por abrasão?

1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro. Isso evita que a lesão fique exposta e seja contaminada por microrganismos.

O que é um corte superficial?

São os machucados decorrentes de batidas ou quedas, em que há dor local, depois inchaço (edema) ou um arroxeado na pele (equimoses e hematomas). Deve-se sempre observar se os movimentos estão normais, se a dor não é excessiva, o que poderia indicar maior gravidade, como uma fratura óssea.

O que é um ferimento abrasivo?

Uma abrasão superficial é um ferimento superficial da pele, causado geralmente por um arranhão, uma “ralada″, uma queimadura ou pela escovação intensa. Abrasões geralmente são pequenas lesões que você pode tratar em casa.

O que é uma ferida fechada?

Os ferimentos abertos são aqueles em que há perda da integridade da superfície da pele. Nos ferimentos fechados não ocorre por definição perda da integridade da pele. São feridas abertas as escoriações, as incisões e as lacerações.

O que é um curativo aberto?

Curativos abertos: São realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos. Feridas cirúrgicas limpas após 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriações, etc são exemplos deste tipo de curativo.

Como a pele reage a uma ferida?

Em um processo de deposição de colágeno, eles produzem uma proteína fibrosa chamada colágeno no local da ferida, formando tecido conectivo, para substituir a fibrina. À medida que as células da epiderme se dividem para refazer a parte superior da pele, a derme se contrai para fechar o ferimento.

Como usar argila na ferida?

Após ser aplicada na pele, a argila deve ser ocluída com uma toalha molhada, gaze ou plástico filme, pois ela não pode secar em contato com a pele. “Quando ela seca, deixa de exercer suas propriedades. Quando ocluída, ela deve ser deixada por um tempo de, aproximadamente 30 minutos”, explica a Dra. Michelle Sanz.

Como o corpo reage a um corte?

A depender do tipo de lesão, o organismo reage de maneira específica. Um corte na mão, por exemplo, resulta em sangramento porque os vasos sanguíneos são seccionados. Após um tempo, é iniciada a coagulação do sangue na extremidade desses vasos sanguíneos rompidos (que podem ser veias, artérias e capilares).

É normal o machucado ficar amarelo?

Infelizmente, não é bom sinal. Tecido amarelo indica a presença da liberação de fluidos resultantes da presença de bactérias. Geralmente, o nosso sistema de defesa consegue dar conta da presença de micro-organismos sozinho. Porém, quando eles proliferam no local da ferida, a coloração se torna amarelada.

Como tirar crosta amarela da ferida?

A melhor forma de retirar a crosta é molhá-la e lentamente retirá-la, depois secar a zona e amaciá-la com um pouco de vaselina. "Não se deve deixar que a crosta amadureça de mais porque aumenta a cicatriz", diz Mark Davis, professor de dermatologia da Mayo Clinic (EUA) que lida com crostas e pele frágil a toda a hora.

Como chama a parte amarela da ferida?

TRATAMENTO DE FERIDAS A cor amarela representa o pus (exsudato purulento) no interior da ferida.

Como limpar ferida amarelada?

Prevenindo a infecção de feridas

  1. Lave o ferimento imediatamente com água e sabão.
  2. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico.
  3. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze.
  4. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.
  5. Troque o curativo diariamente usando luvas estéreis.

Onde fica o leito da ferida?

Para a avaliação sistemática da ferida, é importante compreender que o leito da ferida é a área com dano cutâneo ou tecidual, delimitado pelas bordas de pele íntegra, em que se avalia o tipo de tecido, exsudato, e padrão de perda tecidual presentes.

Quais os tipos de feridas na pele?

Agudas: são as feridas recentes e que estão nas camadas mais próximas à superfície (epiderme e derme)....Conheça alguns deles:

  • Ferida limpa: as cirúrgicas são exemplos de feridas limpas. ...
  • Ferida limpa-contaminada: esse tipo tem grande chance de ser contaminada. ...
  • Ferida contaminada: são as que têm reação inflamatória.

Quais os tipos de tecidos encontrados em uma ferida?

Os tipos de tecidos presentes no leito da ferida devem ser identificados e documentados e podem ser diferenciados em tecidos viáveis (granulação, epitelização, músculo ou tecido subcutâneo) e tecidos inviáveis (esfacelo e necrose).

Como fazer anotação de enfermagem de curativo?

Veja o que você deve anotar:

  1. Tipo de lesão (úlcera por pressão, ferida operatória, escoriações etc.)
  2. Localização da lesão;
  3. Caractererização do leito da ferida: aspecto do tecido (tecido de granulação, fibrina, necrose etc);
  4. Presença do Exsudato: registrar aspecto, quantidade e odor;

Quais são os tipos de curativo?

  • 1 – Limpeza com Água e Sabão. A maioria dos pequenos ferimentos pode ser tratada com uma simples limpeza utilizando água e sabão neutro. ...
  • 2 – Curativos Prontos. ...
  • 3 – Gaze, Atadura e Esparadrapo. ...
  • 4 – Curativo de Compressão. ...
  • 5 – Curativos Semi-oclusivos ou Oclusivos. ...
  • 6 – Cuidados com os Curativos.